segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Vulcão de lama na Indonésia


Em Maio de 2006 trabalhos de prospecção para gás natural na ilha de Java, Indonésia, em que os procedimentos normais de segurança foram ignorados, furaram um aquífero pressurizado por debaixo de uma camada de calcário impermeável levando á fracturação da rocha e ascensão de uma mistura de água quente e lama sulfurosa e gases que ainda hoje corre.

Tendo sido já responsável pela inundação e cobertura de 4 km2 (podem ver fotos do antes e depois aqui) e desalojamento de 10000 pessoas os cientistas temem agora o abatimento tipo caldeira de 10 km2 da cratera deste vulcão de lama e que as lamas já libertadas se misturem com as águas da estação das chuvas provocando torrentes de lama ainda mais destruidoras. Para evitar tal cenário, engenheiros indonésios vão tentar estrangular o vulcão colocando correntes com esferas de cimento na sua chaminé, numa tentativa de diminuir a velocidade de extrusão da lama. Resta saber se este plano vai ser bem sucedido ou se, como foi já apontado por vários outros cientistas, vai apenas aumentar a pressão da lama e fazê-la encontrar outra via para atingir a superfície.

Impactos humanos e económicos à parte, esta pode ser uma excelente oportunidade para estudar a origem e evolução de um vulcão de lama, fenómeno relativamente raro à superfície, e neste caso, bastante impressionante, como se pode ver na pequena reportagem da BBC abaixo.



Mais sobre vulcões de lama aqui.

Notícia via Nature.

Sem comentários: