quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Haja alguem com cabeça!


"O Ministério do Ambiente chumbou a construção de uma ilha artificial de cem hectares em frente à praia de Vale de Lobo, no Algarve, uma iniciativa do grupo de empresas que detém o empreendimento turístico local."

link: http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1285608&idCanal=80

Estamo numa época em que é urgente começarmos a pensar seriamente o que queremos fazer deste planeta. O primeiro passo é minimizar o nosso impacto nos ecossistemas naturais, sem os quais a própria sobrevivencia da Humanidade, como hoje a conhecemos, pode ser posta em causa. Devemos defender o que temos de melhor. O turismo em Portugal deve ser uma aposta, mas com tantos espaços naturais maravilhosos, esta ideia de construir uma ilha artificial na costa portuguesa cheira-me a disparate. Não é esse o caminho. Devemos preservar ao máximo o que temos. Isto não é uma ideia de um qualquer ecologista radical, a protecção do ambiente e o desenvolvimento sustentável são hoje acima de tudo um dever cívico.
Depois do grande salto extremamente positivo que foi a declaração universal dos direitos do Homem, é necessário reconhecer também os direitos do nosso planeta e acima de tudo reconhecer as responsabilidades que temos perante a este. A Terra é a nossa casa, mas também será a casa das futuras gerações, é nosso dever preservá-la e acima de tudo protege-la de nós próprios..

2 comentários:

Rui M disse...

Bom, essa ilha só é boa ideia para os senhores dos empreendimentos do vale do lobo.
Ia alterar a dinâmica sedimentar de uma região já de si fragilizada nos últimos anos, criando novos problemas enquanto que so resolveria apenas um.

André Pinto disse...

Credo! Que coisa dantesca!