sábado, fevereiro 03, 2007

ESTRELAS QUE ILUMINAM O PASSADO


Com o auxílio do telescópio espacial Hubble, uma equipa de astrónomos obteveuma imagem de uma das regiões de formação estelar localizada na Pequena Nuvemde Magalhães. Nesta região, designada por N90, foi descoberta uma população deestrelas muito jovens, o que permitiu à equipa examinar os processos deformação estelar num ambiente muito diferente daquele que encontramos na nossagaláxia.

A N90 encontra-se na periferia da Pequena Nuvem de Magalhães a aproximadamente200 mil anos-luz da Terra. A relativa proximidade desta região torna-a um"laboratório" excepcional para a realização de estudos aprofundados dosprocessos de formação estelar.As galáxias anãs, como a Pequena Nuvem de Magalhães, possuem um pequeno númerode estrelas comparativamente à Via Láctea, e são consideradas os blocosprimitivos de construção das galáxias de maior dimensão. O estudo da formaçãoestelar observada na N90 é particularmente interessante para os astrónomos poisa natureza primitiva da galáxia onde esta região está inserida, implica aausência de uma grande percentagem de elementos pesados que são gerados pelafusão nuclear de sucessivas gerações de estrelas. Estas condições fornecem aosastrónomos a possíbilidade de estudar a evolução estelar num ambientesemelhante ao do Universo primitivo.

A imagem obtida pelo Hubble mostra algumas estrelas recém formadas que estão a
pelas estrelas jovens e muito quentes, faz com que a poeira e gás das camadasinteriores da nebulosa se dispersem.Como a N90 encontra-se a uma distância considerável do centro da sua galáxiaanfitriã, é possivel observar um grande número de galáxias como pano de fundo,o que "fornece" às estrelas recém nascidas uma "visão" espectacular. A presençade algumas poeiras na N90 faz com que as galáxias distantes observadas possuamum tom vermelho acastanhado
(...)

Sem comentários: