domingo, fevereiro 11, 2007

ClimatePrediction.net



Há uns tempos vi um documentário sobre alterações climáticas e aquecimento global na RTP2 onde eram entrevistados climatólogos e modeladores que mostravam os seus super computadores e se lamentavam da falta de meios e tempo para completar mais simulações da evolução do clima nos próximos anos.
Um desses investigadores tinha proposto uma outra solução, ele desenhou uma versão mais simplificada do modelo que pode correr em computadores pessoais usados em casas e escritórios quando os seus utilizadores não necessitam de usar todo o potencial da máquina.
Entretanto, as diferentes versões deste modelo já completaram mais de 20 000 000 de anos de simulações cujos resultados parciais podem ser consultados aqui.
Se alguém estiver interessado em participar no projecto e adquirir este screensaver original, pode encontrar instruções e mais informações sobre os modelos e os resultados em ClimatePrediction.net, recomenda-se no entanto uma visita obrigatória à página dos requisitos mínimos, porque a brincadeira é um bocado pesada...

Sem comentários: