terça-feira, fevereiro 13, 2007

O sismo na blogosfera


Não é muito comum que a Ciência em geral e as Geociências em particular despertem o interesse e mereçam destaque nos media Portugueses. Mas ontem de manhã não houve como escapar. De repente e sem aviso, Geologia, Geofísica e Física irromperam pelas casas e locais de trabalho de grande parte da população.

Previsivelmente, as reacções não se fizeram esperar. Os telefones do IM, Protecção Civil e Bombeiros desataram a tocar, jornais e televisões começaram a receber e a recolher testemunhos noticias do ocorrido, e claro, também a blogosfera foi sacudida pelas ondas sísmicas.

Pacheco Pereira, porventura o mais afamado blogger português, recolheu e publicou no seu Abrupto uma série de relatos enviados pelos seus leitores de várias partes do país. A Causa foi Modificada interrompeu as celebrações da vitória do Sim no referendo de sábado para se transformar numa ode (merecida) ao site da USGS, e as graçolas sobre um hipotética relação com um resultado menos católico do dito referendo foram-se espalhando um pouco por todo o lado (como por exemplo, aqui, aqui e aqui), isto para não falar nas anotações que surgiram prontamente em blogs mais ligados à ciência (como este e este).

Retratos de um dia diferente, em que Portugal se voltou a lembrar que é um país cujo território se encontra cortado por várias falhas activas associadas a um risco sísmico elevado, algo para que os cientistas aqui do burgo já andam a alertar há bastante tempo mas sem grandes resultados…

Sem comentários: