domingo, fevereiro 25, 2007

Videos de sismos

Os momentos que acompanham a passagem das ondas sísmicas são cada vez mais frequentemente captadospor câmaras de em video por esse mundo fora, quer por câmaras pessoais quer pelas cada vez mais presentes câmaras de segurança.
Mas se o medo e a disrupção dos sistemas eléctricos associados à ocorrência de um sismo não permitem um registo claro do evento, há casos em que a intensidade destes é relativamente mais reduzida e permite ao operador filmá-lo em quase toda a sua totalidade.
É esse o caso do vídeo abaixo, filmado em 2006 durante um sismo de magnitude 6.7 ocorrido a 15 de Outubro de 2006 na ilha de Maui, no Hawaii.



Neste vídeo é possível distinguir, através do movimento da câmara, a chegada dos diferentes tipos de ondas sísmicas. Primeiro as ondas Primárias á volta dos 39 segundos, depois as ondas Secundárias (43 segundos) e finalmente as ondas de superfície (Love e Rayleigh) aos 45 segundos, que se propagam conforme a figura abaixo.


Abundam também pelo Youtube uma série de vídeos de sismos menos didáticos mas bem mais espectaculares como é o caso dos dois que se seguem, registados durante o sismo de magnitude 7 que afectou Kobe em 1995. Para além de ser impossível ficar indiferente aos efeitos causados por um evento desta magnitude, não consigo deixar de me perguntar porque raio é que estava aquele tipo no primeiro vídeo a dormir no escritório...



1 comentário:

joaosete disse...

Simplesmente...perfeito.

É didático e científico.

PS- Quanto ao tipo a dormir...Talvez estivesse à espera de novidades do terraquegira. Ouvi dizer que já há pessoas que passam a noite acordadas.