quarta-feira, fevereiro 28, 2007

“Terras ao Sol" - encontro de jovens geocientistas

Estava a passar pelas notícias do Ciência Hoje quando reparei neste congresso.

Felicito a ideia, principalmente quando vem chamar os jovens, quando os pões a discutir, a encontrar soluções. Diz-se que a única maneira de educar é pelo exemplo. é fácil de perceber se tivermos em conta os nossos primeiros anos. Tudo o que fazemos é por imitação, até na fala. É por isso que se vêm adultos a fazer algumas figuras tristes quando rodeados de crianças. É só para dar o exemplo.

Sou contra a ideia de que os jovens são o futuro. Eles são mais do que isso, eles são o agora. E é neste "agora" que devem ser levados a pensar, a usar o raciocínio, as artes do discurso, do diálogo, do trabalho em equipa, etc. É neste "agora" que o exemplo tem de partir de nós, mais velhos.

Que me adianta a mim saber que a Terra gira, que existem biliões de sóis e que o universo é infinito (ou que existem vários universos), se não conseguir partilhar estas ideias e conhecimentos. Se não conseguir despertar nos mais novos o interesse do que me rodeia, da felicidade de...pensar.
Que me adianta a mim preservá-los de tomar decisões e fechá-los em casa... Os jovens são o "Agora", e é agora que tem de seguir os exemplos.

II Congresso dos “Jovens Geocientistas - Terras ao Sol”, que decorrerá nos próximos dias 19 e 20 de Março no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
O Congresso é promovido pelo Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e está centrado nos estudantes dos Ensinos Básico e Secundário. São eles os autores dos trabalhos a apresentar durante o evento. Estes trabalhos estão a ser orientados pelos seus professores e por docentes do Departamento de Ciência da Terra.

Com o apoio institucional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através do Programa Ciência Viva.

Escolas que participam:Cercal do Alentejo, Vilar Formoso, Cacém, St. António dos Cavaleiros, Ferreira do Zêzere, Louriçal , Juncal, Guarda, Tondela, Caxarias, Baião, Figueira de Castelo Rodrigo, Poiares, Lousã, Penacova, Seia, Alcobaça e Coimbra

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou aluna do 10º ano, e estive presente no II Congresso de Jovens Geocientistas.
Foram dois dias muito bem passados, onde pude aprender muitas coisas novas e interessantes...
Tive a oportunidade de assistir e de participar num congresso, o que é uma experiencia única e enriquecedora em todos os aspectos.
Correu tudo muito bem, e deixo aqui o meu apoio para este tipo de iniciativas...
Espero, então, pelo próximo ano, pelo III congresso de jovens geocientistas!