sábado, fevereiro 03, 2007

Presidente francês propõe uma ONU só para o Ambiente

O presidente francês, Jacques Chirac, apelou ontem em Paris a uma tripla "revolução" ecológica para que o mundo entre na era do desenvolvimento sustentado. "Estamos à beira do irreversível, chegou o tempo da revolução das consciências, da economia e da acção política", disse no discurso de abertura da conferência internacional de Paris, após o lançamento do relatório do IPCC.

Diante das cerca de duzentas personalidades políticas, científicas e culturais de 60 países, Chirac propôs a criação de uma Organização das Nações Unidas para o Ambiente. A ideia consiste em transformar o programa das Nações Unidas para o ambiente numa instituição independente, capaz de avaliar as ameaças ligadas às alterações climáticas e de pôr em prática as medidas decididas multilateralmente.

Chirac pretende que se constitua um grupo de países pioneiros para lançar as bases desta instituição.

(...)

Nicolas Hulot, apresentador de televisão francês e militante ecologista, encerrou a sessão com uma palavra de esperança, sublinhando que "o desafio ecológico encerra também a oportunidade de voltar a dar sentido à ideia de progresso".

in Diário de Notícas, 3-2-2007
http://dn.sapo.pt/2007/02/03/tema/presidente_frances_propoe_onu_para_o.html

Sem comentários: