terça-feira, fevereiro 13, 2007

Intensidade vs Magnitude

Intensidade e Magnitude...

Pode não parecer mas são duas medidas distintas, apesar de ambas serem classificadoras de sismos.

A Intensidade, utilizada na Escala de Mercalli, serve para uma classificação apenas qualitativa de um sismo. É obtida a partir dos seus efeitos na população e estruturas. Como depende única e exclusivamente da observação humana, não pode, nem deve ser utilizada para medições absolutas. Por exemplo, um sismo no deserto, por muita que seja a energia libertada, será sempre de um grau de intensidade baixo, devido aos seus efeitos nas populações e estruturas.


A escala de Mercalli tem 12 graus:
Intensidade I
: Nenhum movimento é percebido.
Intensidade II : Algumas pessoas podem sentir o movimento se estiverem em repouso e/ou em andares elevados de edifícios.
Intensidade III : Diversas pessoas sentem um movimento leve no interior de prédios. Os objectos suspensos mexem-se. No exterior, no entanto, nada se sente.
Intensidade IV : No interior de prédios, a maior parte das pessoas sentem o movimento. Os objectos suspensos mexem-se, e também as janelas, pratos, armação de portas.
Intensidade V : A maior parte das pessoas sente o movimento. As pessoas adormecidas acordam. As portas fazem barulho, os pratos partem-se, os quadros mexem-se, os objectos pequenos deslocam-se, as árvores oscilam, os líquidos podem transbordar de recipientes abertos.
Intensidade VI : O terremoto é sentido por todas as pessoas. As pessoas caminham com dificuldade, os objectos e quadros caem, o revestimento dos muros pode rachar, as árvores e os arbustos são sacudidos. Danos leves podem acontecer em imóveis mal construídos, mas nenhum dano estrutural.
Intensidade VII : As pessoas têm dificuldade de se manter em pé, os condutores sentem os seus carros sacudirem, alguns prédios podem desmoronar. Tijolos podem desprender-se dos imóveis. Os danos são moderados em prédios bem construídos, mas podem ser importantes no resto.
Intensidade VIII : Os condutores têm dificuldade em conduzir, casas com fundações fracas tremem, grandes estruturas como chaminés e prédios podem torcer e quebrar. Prédios bem construídos sofrem danos leves, contrariamente aos outros, que sofrem danos severos. Os ramos das árvores partem-se, as colinas podem abrir fendas se a terra está húmida e o nível de água nos poços artesianos pode modificar-se.
Intensidade IX : Todos os prédios sofrem grandes danos. As casas sem alicerces deslocam-se. Algumas canalizações subterrânes quebram-se, a terra abre fendas.
Intensidade X : A maior parte dos prédios e suas fundações são destruídos, assim como algumas pontes. As barragens são significativamente danificadas. A água é desviada de seu leito, largas fendas aparecem no solo, as linhas de comboio entortam.
Intensidade XI : Grande parte das construções desabam, as pontes e as canalizações subterrâneas são destruídas.
Intensidade XII : Quase tudo é destruído. O solo ondula. Rochas podem deslocar-se.

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Mercalli"



A Magnitude classifica o sismo de uma forma quantitativa, medindo a energia libertada durante um sismo.

A escala usada para a medição da Magnitude é logarítmica. Isto deve-se à necessidade de medir os sismos mais pequenos e também os maiores. É uma escala, por isso, aberta, ou seja, não tem limites. Esses limites são impostas pela própria natureza, que a condiciona através da resistência das rochas da crosta.

Serviço de Sismologia do México

Magnitude e energia podem ser relacionadas pela fórmula descrita por Gutenberg e Richter em 1935,

log E = 11,8 + 1,5M
onde: E=energia liberada em ergs
M=magnitude do sismo.



Comparação entre os grandes sismos, a energia libertada e outros acontecimentos de impactos semelhantes.

9 comentários:

André Pinto disse...

Excelente post! Muito didáctico e bem ilustrado.

Anónimo disse...

eu acho esse blog uma merda , pq a maioria nw le mt blog a maioria prefere os site das emisoras tipo? www.r7.com , www,g1.com.br tipo assim entao vao cuidar da vida de vcs, vcs so sabem plagiar as noticias e voces nem vao ao o lugar do terremoto , ha e vcs nem decoram mt esse blog por isso e mt sem cor deve ser mais colorido
VCS SAO UMA MERDA NW SABEM DE ND
fuck you pra vcs .. bjoos ;D idiotas

Anónimo disse...

Andre Pinto voce e muito burro
Tem coragem de falar que essa merda e boa
seu idiota vai se fuder fdp

Anónimo disse...

es blog e uma merda

Anónimo disse...

voce e msm burro cara! Se cuida este blog eh muito bom sim .... seu burro !!

Anónimo disse...

O blog é muito bom e me ajudou bastante a fazer o meu trabalho sobre sismos ;)
Mas pra quem diz que é uma merda e que falta isto e aquilo: não é perfeito, mas o que interessa é o que está escrito não é a cor do blog gente!!!!

Anónimo disse...

Numa escala de 0 a 10, dou-vos um 7 pelo vosso desempenho e organização de ideias. Está tudo bem explicado e numa forma de fácil compreensão.
GOSTO!! :)

Anónimo disse...

gostei mas numa escala de 0 a 10 dou vos um 6 pois esta com pouca informaçao mas n é uma merda e bom mas n muito
e os comentarios n sao para criticar os outros sao para demontrar a vc opiniao
BURROS sao os que chamam nomes uns aos outros e acham que td é porcaria vao se curar.
bjs BOM TRABALHO

Unknown disse...

Estáserrado😕