quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Torre Eiffel vai hoje ficar às escuras durante cinco minutos

Hoje à noite, quando se estiverem a dar os últimos retoques no relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas que será tornado público no dia seguinte, as luzes que decoram a Torre Eiffel, em Paris, vão apagar-se.

A organização francesa Aliança para o Planeta, que integra mais de 70 organizações de defesa do ambiente, lançou o apelo para que no primeiro dia do mês de Fevereiro haja um "apagão" em todo o Mundo, de cinco minutos - entre as 19h55 e as 20h00 (18h55 e 19h00 em Lisboa). A iniciativa simbólica destina-se a lutar contra o desperdício de energia.

No essencial, pede-se a todas as pessoas para que abdiquem da iluminação só por um bocadinho. "Cinco minutos de descanso para o planeta: não demora muito tempo, não custa nada", nas palavras da Aliança. A Câmara Municipal de Paris já anunciou que vai participar, desactivando por alguns momentos a iluminação decorativa do principal monumento da capital francesa. Ligadas mantêm-se apenas as lâmpadas indispensáveis à segurança no local.

Algumas horas depois, cientistas de todo o Mundo darão por terminado um relatório que deixará claro que o planeta está a aquecer e onde serão apresentadas novas provas da responsabilidade do homem nas alterações climáticas que, de acordo com dados do documento anteontem antecipados pelo diário australiano The Age, farão disparar o número de pessoas que, em todo o Mundo, passam fome (entre mais 200 milhões e 600 milhões até 2080) e não têm água potável disponível. O documento tem estado a ser trabalhado na sede da UNESCO, em Paris, num encontro que reúne 500 especialistas.

in Publico, 01-02-2007

Sem comentários: