terça-feira, fevereiro 13, 2007

A falha da Ferradura

Figura 1: Mapa da região do golfo de Cádiz, incluindo epicentros de alguns sismos aí registados e mecanismos focais. Falha da Ferradura assinalada a vermelho, região representada na figura 2 limitada pelo rectângulo preto. Adaptado de Zitellini et al., 2004.

A falha da Ferradura é um das prováveis (se não a mais provável...) candidatas a fonte do sismo que se fez sentir ontem.
Tem uma extensão de cerca de 180 km entre o Canhão submarino de S. Vicente e as montanhas submarinas de Coral Patch e Ampére (figura 1) e uma escarpa de falha com uma altura variável (figura 2) que corresponde á expressão superficial de uma falha inversa muito inclinada (cavalgamento) cega, ou seja, que não rompe à superfície (Zitelinni et al., 2004), mas o movimento ao longo do seu plano de falha tem potencial para desencadear sismos como o sentido ontem.

Figura 2: Planície Abissal da Ferradura (centro) e falha da Ferradura (ressalto à direita) representados a partir dos dados de batimetria multifeixe recolhidos durante a campanha MATESPRO (2004). Retirado de Terrinha, 2005.

Bibliografia:

P. (Terrinha,2005). A fronteira de Placas África-Ibéria e a fonte do terramoto de Lisboa de 1755.

N. Zitellini, M. Rovere, P. Terrinha, F. Chierici, L. Matias and Bigsets Team (2004). Neogene Through Quaternary Tectonic Reactivation of SW Iberian Passive Margin. Pure and Applied Geophysics, vol. 161, 3.

Sem comentários: