A falha da Ferradura
Figura 1: Mapa da região do golfo de Cádiz, incluindo epicentros de alguns sismos aí registados e mecanismos focais. Falha da Ferradura assinalada a vermelho, região representada na figura 2 limitada pelo rectângulo preto. Adaptado de Zitellini et al., 2004.
A falha da Ferradura é um das prováveis (se não a mais provável...) candidatas a fonte do sismo que se fez sentir ontem.
Tem uma extensão de cerca de 180 km entre o Canhão submarino de S. Vicente e as montanhas submarinas de Coral Patch e Ampére (figura 1) e uma escarpa de falha com uma altura variável (figura 2) que corresponde á expressão superficial de uma falha inversa muito inclinada (cavalgamento) cega, ou seja, que não rompe à superfície (Zitelinni et al., 2004), mas o movimento ao longo do seu plano de falha tem potencial para desencadear sismos como o sentido ontem.
Figura 2: Planície Abissal da Ferradura (centro) e falha da Ferradura (ressalto à direita) representados a partir dos dados de batimetria multifeixe recolhidos durante a campanha MATESPRO (2004). Retirado de Terrinha, 2005.
Bibliografia:
P. (Terrinha,2005). A fronteira de Placas África-Ibéria e a fonte do terramoto de Lisboa de 1755.
Sem comentários:
Enviar um comentário