quinta-feira, janeiro 18, 2007

Urânio enriquecido

"Urânio enriquecido". Já todos ouvimos falar desta designação. Ontem enquanto lia um livro sobre a Terra (A Agonia da Terra, Hubert Reeves), no qual são apresentadas e discutidas as diversas energias alternativas, apareceu a meio do texto este termo sem estar explicado. Ora, deparei-me com o problema de não saber exactamente o que este termo significava, pelo que fui procurar. Partilho aqui a definição que encontrei:

O termo combustível nuclear é comummente empregado para designar o material que pode sofrer fissão nuclear. O dióxido de urânio (UO2) é matéria-prima para fabricação do combustível nuclear nos reactores nucleares. Este óxido é muito pobre em urânio físsil (235U92), isto é que pode sofrer fissão nuclear. Apenas 0,7% dos átomos de urânio presentes nesse óxido são (235U92); os 99,3% restantes são de (238U92), não-físsil. Assim, é necessário um novo tratamento para separar o isótopo físsil do isótopo não-físsil. Este tratamento é conhecido como enriquecimento do urânio.
Um dos processos para realizá-lo consiste em transformar o dióxido de urânio no gás hexafluoreto de urânio (UF6) e fazer este gás difundir-se por placas porosas. Com isso, consegue-se separar o (235UF6) do (238UF6).
Em seguida, o gás hexafluoreto de urânio enriquecido volta a ser convertido em dióxido de urânio. Este óxido é o que constituirá finalmente o combustível nuclear.

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ur%C3%A2nio_enriquecido"

Espero em breve escrever alguns posts acerca desta temática (energias alternativas), por enquanto ainda estou na fase de estudo, pelo que reservo o direito de não emitir juízos de valor acerca do tema.

Sem comentários: