sexta-feira, janeiro 19, 2007

Resultados dos Projectos SIAM e CLIMAT II serão apresentados no dia 22


Os primeiros resultados dos projectos SIAM (Scenarios, Impacts and Adaptation Measures) e CLIMAAT II (Clima e Meteorologia dos Arquipélagos Atlânticos) vão ser apresentados em Lisboa no dia 22. O cenário não é animador: «Nas próximas décadas, Portugal vai assistir a uma cada vez maior assimetria sazonal de disponibilidade hídrica, a uma redução do escoamento médio anual de água na Primavera, Verão e Outono, e à cada vez maior concentração de chuva no Inverno, facto que indicia um aumento do fenómeno das cheias nos próximos anos».

Os impactos das alterações climáticas sobre os recursos hídricos superficiais e subterrâneos em Portugal continenatl e na Madeira serão apresentados na 6ª Conferência de Ambiente do Instituto Superior Técnico (IST) em que participam Luís Ribeiro (IST), Rodrigo Oliveira e Luís Veiga da Cunha, ambos da Universidade Nova de Lisboa, e Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O Painel Internacional sobre Alterações Climáticas prevê um aumento da temperatura média do ar entre 0,8°C e 2,6°C em 2050, e entre 1,4°C e 5,8°C em 2100. Na Europa meridional este aumento será particularmente pronunciado no Verão, esperando-se um aquecimento com uma taxa de crescimento dupla da do norte da Europa. A precipitação média anual na Europa meridional pode decrescer ligeiramente a uma taxa máxima de 1% por década. Além disso, esperam-se alterações sazonais importantes. Os Invernos deverão tornar-se mais húmidos, com um aumento de precipitação de 1% a 4% por década, enquanto os Verões deverão tornar-se mais secos, com uma redução de cerca de 5% por década.

Em relação a Portugal prevê-se ainda que a degradação dos ecossistemas se vai acentuar e que será uma realidade o rebaixamento dos níveis freáticos e a perda significativa da qualidade da água.

in Ciência Hoje, 2007-01-16

Sem comentários: