segunda-feira, janeiro 22, 2007

As dunas já não são como divãs, são coisas muito, muito mais caras

Educação
por Carlos Moreira Cruz (Professor Adjunto Equiparado do Departamento de CMD da ESE de Setúbal)
28-12-2006

As dunas já não são como divãs, são coisas muito, muito mais caras.

Neste mês fomos apanhados de surpresa pela notícia de que o oceano estava prestes a invadir o litoral de São João de Caparica, na freguesia da Costa de Caparica (Almada). Uns culparam o aquecimento global e a consequente elevação do nível médio das águas do mar, outros a falta de recarga de sedimentos do rio Tejo, devido à construção das barragens, outros ainda lembraram que a ocupação do nosso litoral não pode contrariar a tendência natural: a criação de uma espécie de baía na zona litoral da Costa de Caparica.
Tudo verdade, mas omitiu-se uma coisa importante. É que, desde meados dos anos 80, uma empresa de construção, proprietária da quase totalidade dos terrenos entre a Cova do Vapor e São João de Caparica, vedou as suas propriedades, incluindo caminhos públicos com séculos – tudo ilegal mas tudo consentido -, destruiu grande parte das dunas já quase mortas (vários estudos o referiam) – com autorização, suponho - para construir parques de estacionamento, e, mais tarde, fez grandes movimentações de terras na própria praia (?).

Ora dunas e praias são organicamente a mesma coisa. Para termos praias temos de ter dunas. Se destruímos as dunas destruímos as praias, se destruímos as praias destruímos as dunas. É de admirar que as dunas tenham sido quase submersas, depois de “comido” o areal?

Agora vamos a custos. Em meados dos anos 90 o preço de uma intervenção na praia para aumentar o areal ficava-se por um milhão de euros (200 mil contos em moeda antiga). Agora para resolver a situação tem que se gastar 10 a 15 vezes mais. E, ainda por cima, além de se tratar de uma intervenção cara e difícil, os resultados são relativamente imprevisíveis.

artigo em: Setubal na Rede

Sem comentários: