quarta-feira, janeiro 17, 2007

UM BURACO NEGRO OUSADO



Os astrónomos descobriram um buraco negro no interior de um enxame globular deestrelas, local onde poucos pensavam que um destes objectos pudesse existir.Esta descoberta traz grandes implicações para a compreensão da dinâmica dosenxames estelares assim como para a hipótese da existência de uma nova classede buracos negros designados por "buracos negros de massa intermédia".

Os enxames globulares são conjuntos densos de milhares ou milhões de estrelasvelhas e, até à data, muitos cientistas duvidavam que um buraco negro pudesseexistir num ambiente tão exclusivo. Simulações em computador mostram que umburaco negro recém-formado seria atraído para o centro do enxame de estrelas.Após pouco tempo, este objecto seria catapultado para fora do enxame por acçãode forças gravíticas devido à interacção com as míriades de estrelas.

A nova descoberta fornece a primeira evidência convincente de que um buraconegro pode residir e crescer num enxame globular.Esta descoberta foi uma surpresa total que deixou os astrónomos bastantesurpreendidos. Já há algum tempo que se estava a preparar a observaçãosistemática de milhares de enxames globulares na esperança de neles seencontrar um buraco negro. O que não estava previsto era que no início dapesquisa, logo no segundo enxame observado, o objecto que se procurava fosseencontrado.

Existem duas grandes classes de buracos negros: buracos negros de grande massae de "massa estelar". Na primeira classe de buracos negros, cada um destesobjectos contém a massa de milhões ou de milhares de milhões de sóis. Estesobjectos são encontrados no centro da maioria das galáxias, incluindo aVia-Láctea. Um quasar é uma das espécies de buracos negros de grande massa.Na segunda classe de buracos negros, estes objectos contêm a massa de cerca de10 sóis e são criados pelo colapso do núcleo de estrelas de grande massa.Pensa-se que a nossa galáxia contém milhões de buracos negros deste tipo. (...)

notícia completa em: http://www.oal.ul.pt/astronovas/index.html

Sem comentários: