terça-feira, janeiro 09, 2007

João Magueijo dá palestra em Lisboa sobre as leis da Física

João Magueijo, físico que se tornou mundialmente conhecido quando em 2003 publicou o livro “Mais Rápido que a Luz”, dá uma palestra na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa sobre as leis da física a próxima 5ª feira, dia 11. Nesta palestra, intitulada "A Física da Inconstância", o cientista português que contestou a Teoria da Relatividade discute a possibilidade de as leis da Física evoluírem no tempo, contrariando a ideia de que são eternas.

Em particular João Magueijo irá debruçar-se sobre teorias de "constantes variáveis", as suas implicações para a cosmologia e teorias de gravidade quântica, e finalmente a sua viabilidade observacional.

João Magueijo é licenciado pelo Departamento de Física da FCUL, doutorado em Física Teórica pela Universidade de Cambridge e é professor nesta área no Imperial College de Londres. Em 2003 abalou o mundo científico quando publica o livro “Mais Rápido que a Luz” onde contesta a Teria da Relatividade de Albert Einstein.

Considerado como um físico genial por uns, contestado por outros, Magueijo é um forte crítico do modo como a ciência é feita e avaliada na comunidade científica.
Dia 11 de Janeiro às 17h00, no anfiteatro do edifício C3 (Sala 3.2.14), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

1 comentário:

Anónimo disse...

João Magueijo está de acordo com a Evolução! Afinal, tudo evolui! E sempre que uma revolução/renovação se inicia, aqueles que temem o novo(ou ganham com o a 'não evolução'!),combatem em vão, as novas idéias! Esta teoria está de acordo com algumas teorias defendidas por outras pessoas(não citarei aqui!), que perceberam que o Universo (ou Universos!),estão em constante evolução! Mas, isto é um debate longo e complexo, que exigiria ocasião e preparação especiais!!! Vejam a História!!!