quarta-feira, janeiro 17, 2007

Cortes orçamentais ameaçam capacidade dos EUA na previsão de fenómenos climáticos extremos

A capacidade norte-americana para prever fenómenos climáticos extremos como furacões, seca e alterações climáticas no geral está diminuida devido aos cortes orçamentais no programa de monitorização por satélite do clima e no atraso do lançamento de novos projectos, da responsabilidade da NASA, a agência espacial norte-americana.

Esta conclusão é da responsabilidade da Academia Nacional de Ciências dos EUA, que, após um estudo de dois anos, divulgado ontem e noticiado hoje no diário Washington Post, verificou que o orçamento para investigação científica da NASA decresceu 30 por cento desde 2000. O relatório afirma que o decréscimo começou quando foi tornada pública a atenção da administração Bush de investir nas missões tripuladas à Lua e a Marte.

Mas os cortes não afectam só a investigação na área do clima na NASA. Também a NOAA, a agência norte-americana para o estudo dos oceanos e clima viu o seu orçamento diminuido e inúmeros projectos adiados ou mesmo cancelados.

O resultado destes cortes, diz a Academia Nacional de Ciencias, é a incapacidade para apurar informação científica para fazer a previsão de fenómenos climáticos extremos: "Estes cortes são muito perturbadores da actividade das agências nesta área, numa altura em que precisamos mais do que nunca desta informação", disse ao Washington Post Berrien Moore III, da Universidade de New Hampshire, coordenador do relatório.

Segundo a NOAA, 2006 foi o ano mais quente de sempre nos EUA. Tanto a NOAA como a NASA vão agora analisar este estudo para rever as suas prioridades para os próximos dez anos.

in Publico, 16-01-2007

Sem comentários: