quinta-feira, janeiro 11, 2007

A Matemática das coisas (Pavilhão do Conhecimento)

Sabia que passear pelas calçadas de Lisboa pode ajudá-lo a aprender Geometria? Terá a Matemática alguma coisa que ver com incêndios, previsões meteorológicas e combate ao crime? E será que a Matemática nos pode fazer ganhar uma partida de basquetebol?

O ciclo de colóquios "A Matemática das Coisas" está de volta ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva. Nos próximos meses, juntaremos matemáticos a engenheiros, treinadores desportivos e elementos da PSP e da Protecção Civil para lhe mostrar como a Matemática está presente no nosso dia-a-dia.

Esta iniciativa, inserida nas "Tardes da Matemática", resulta de uma parceria iniciada em 2001 entre o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva e a Sociedade Portuguesa de Matemática.

A primeira sessão acontece já no próximo sábado, dia 13, às 15h30, no auditório do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva. Tal como em anos anteriores, a entrada é gratuita.

Ana Cannas da Silva, do Instituto Superior Técnico, e Luísa Dornellas, da Câmara Municipal de Lisboa, apresentarão os padrões utilizados pelos calceteiros e explicarão as simetrias que existem nas calçadas da cidade de Lisboa. E tudo isto à luz da Matemática viva!

O debate será alargado ao público e verá como é fácil conversar sobre Matemática.


Consulte o programa completo em www.pavconhecimento.pt

Sem comentários: