domingo, janeiro 14, 2007

Aquecimento Global e desinformação



Sendo o aquecimento global um problema cujas soluções acarretam, á primeira vista, a adopção de medidas que possam impor limites à actividade de económica de algumas grandes corporações, seria à partida de esperar uma reacção das mesmas.

Mesmo assim não consegui deixar de ficar surpreso quando li no Guardian uma coluna do jornalista George Monbiot em que este publicava informação desenvolvida no seu livro "Heat" acerca de como a ExxonMobil andava a financiar a divulgação de desinformação acerca deste assunto, usando as mesmas "instituições científicas" criadas pelas tabaqueiras para semear a dúvida acerca dos malefícios do tabaco.

Já este ano a Union of Concerned Scientists divulgou um relatório (disponível em pdf) sobre a campanha de desinformação da ExxonMobil que envolveu o pagamento de mais de 16 000 000 $ entre 1998 e 2005 a várias organizações que publicam material que procura deliberadamente lançar a dúvida sobre a veracidade ou a natureza antropogénica das recentes alterações climáticas publicitando factos já há muito tempo desacreditados como verdadeiros , chegando até a apresentar publicações com aparência de revistas científicas "peer-reviewed" e a usar o seu acesso privilegiado à administração Bush para ajustar as suas políticas científicas e comunicados governamentais de forma a melhor servir os seus interesses.

É claro que a ExxonMobil já se defendeu, alegando ser essa a sua maneira de contribuir para o debate científico. Ora bem, com contribuições destas é quase caso para dizer que nem era preciso um debate...


PS: Ao que parece, a pressão da opinião pública e do novo senado Democrata levaram a que a Exxon deixasse de financiar algumas destas instituições e há até quem fale numa mudança de política ambiental por parte da administração norte americana, a anunciar em breve. A ver vamos.

Sem comentários: