quarta-feira, janeiro 10, 2007

Uma visão do futuro

Robert May, da Universidade de Oxford e presidente da Royal Society: "A taxa de extinção da espécies acelerou durante os últimos cem anos, para atingir um valor aproximadamente igual a mil vezes o que se verificava antes do surgimento da espécie humana na Terra.

E. O. Wilson, da Universidade de Harvard: "Estima-se que hoje são eliminadas, por decénio, 1% a 10% das espécies, ou seja cerca de 27000 cada ano." Mais de 500 espécies por semana e 72 por dia.

Michael Novacek, do Museu de História Natural, em Nova Iorque: Não é irrealista prever que teremos eliminado metade de todas as espécies vivas a meio do século XXI". Já não falta assim tanto tempo!!!

Em 1998, um inquérito efectuado entre os biólogos mostrou que 70% deles crêem estar em curso uma extinção maciça das espécies e um terço pensa que se perderão de 10% a 5o% das espécies nos próximos trinta anos.

Há uns dias vi na televisão que a pesca por arrastão arrasou até hoje uma área do fundo do mar equivalente á área da Russia, destruindo os ecossistemas aí existentes.


É incrível como o nosso futuro está constantemente a ser mostrado na televisão, normalmente no canal 2, a maioria das pessoas nem vê. E por vezes quando vemos dificilmente conseguimos processar a informação e tomar consciencia do que realmente nos vai acontecer daqui a poucos anos.

Hoje ouvi nas noticias na rádio: A UE quer reduzir em 20% a emissão de gases de efeito de estufa até 2050. Para que a temperatura média não aumente mais de 2º.
As consequencias de um aumento de 2% é brutal!!! Isto pode corresponder a aumentos de 8 a 10º nas áreas de climas mais extremos. Passamos a ter o Saara no Alentejo e os gelos da Gronelândia derretem. E não vai ser daqui 100 anos, pode ser em muito menos. As consequências são completamente desconhecias. Mas não vai ser um cenário bonito de se ver. ´

Tambem vi na TV que viver em algumas cidades na India equivale a fumar dois maços e meio de tabaco.... só de respirar!!!

É melhor começarmos a pensar profundamente o que queremos fazer do nosso planeta..

O problemas não é apenas um, são muitos: CO2, Poluição dos mares, extinção das espécies..

3 comentários:

joaosete disse...

Bem, começo a pensar seriamente num debate, seminário, colóquio, conversas com...

Acho que se está a aproximara altura em que passamos das palavras aos actos. Mostrar o "livro" a quem sabe ler e...

Anónimo disse...

Ao ler este post, revejo-me muito nas vossas palavras. A Terra vai mesmo mudar e quem está preocuado não sabe ao certo para onde, e o poder político que pode mudar o rumo da situação, não se preocupa seriamente sobre este tema. Temos mesmo que fazer algo.
Contem com o meu apoio para iniciativas vossas, e se puderem ponham-me a par delas:
juaumaguiar (a) radio.ist.utl.pt
Abraços

Anónimo disse...

Li ontem (10/01/07) num rodapé de um telejornal que o "Sr." Bush deu autorização às empresas petroliferas para explorarem as reservas existentes no Alaska. Esta área estava protegida há cerca de 30 anos e representa uma área riquissima em termos de biodiversidade, com um valor ecológico incalculável.
Já tentei encontrar na net mais noticias sobre o assunto, mas a verdade é que não encontrei nada... Assim, no caso de esta noticia se confirmar, vamos mais uma vez destruir um autentico jardim do éden com a consequente destruição de habitats e o consequente desparecimento de várias espécies, para além de irmos apostar claramente nos combustiveis fósseis em vez do contrário...
Sei que este não é um blog político, mas já estou como Hugo Chavez: aquele homem é o Diabo!!