quarta-feira, janeiro 24, 2007

Primeiros dinossáurios voadores eram biplanos


Os primeiros dinossáurios voadores tinham dois de pares de asas com penas e planavam de árvore em árvore, de acordo com um estudo publicado ontem nos Estados Unidos. Graças às penas compridas existentes nos membros superiores e inferiores, o Microraptor de quatro asas deixava-se cair do alto e planava, ondulando de árvore em árvore, indica o estudo divulgado numa publicação da Academia norte-americana de Ciências.
Este antepassado do pássaro era capaz de percorrer uma distância de pelo menos 40 metros no ar, com a ajuda dos dois pares de asas. "É provável que o Microraptor tenha inventado o biplano 125 milhões de anos antes dos irmãos Wright, em 1903", escreveu Sankar Chatterjee, da Universidade Técnica de Texas, autor do estudo com o canadiano Jack Tamplin, e que utilizou um simulador em computador para compreender o voo do dinossáurio.
Com 77 centímetros de comprimento, o Microraptor não pesaria mais de um quilo e possuía uma longa cauda com penas que lhe davam mais estabilidade e o ajudavam a controlar a direcção do voo, refere o estudo. As conclusões de Chatterjee e de Tamplin diferem de uma primeira teoria baseada na descoberta de fósseis no norte da China e que afirmava que o Microraptor voava como uma libélula.
Mas a teoria da libélula significa que o Microraptor não teria podido marchar no solo, como fazia, referem.
in Ciência Hoje, 2007-01-23

Sem comentários: