sexta-feira, maio 04, 2007

Deslizamento (Landslide)




O deslizamento (slide) define-se como um movimento de solo ou rocha que ocorre dominantemente ao longo de planos de rotura ou de zonas relativamente estreitas, alvo de intensa deformação tangencial. A massa deslocada durante o movimento permanece em contacto com o material subjacente não afectado, apresentando graus de deformação bastante variáveis, consoante o tipo de deslizamento.

Estes movimentos, activados quando a resistência ao corte dos terrenos é ultrapassada pela tensão cisalhante a que os materiais estão sujeitos na vertente, apresentam frequentemente estrias ao longo do plano de rotura e nos flancos, indicadoras da direcção de deslocamento.

Os deslizamentos subdividem-se em subtipos. O tipo de rotura, bem como a natureza do material afectado, constituem os critérios fundamentais para essa divisão.

Embora a acção da gravidade sobre encostas demasiado inclinadas seja a principal causa dos deslizamentos de terra, existem outros factores em acção:

- A erosão pelos rios, glaciares ou ondas oceânicas cria encostas demasiado inclinadas
- As encostas de rocha e solo são enfraquecidas por via da saturação com água proveniente do degelo ou de grandes chuvas
- Sismos criam tensões que levam à falência de encostas frágeis
- Erupções vulcânicas produzem depósitos de cinzas soltas, chuvas fortes e fluxos de detritos
- Maquinaria, o tráfego, explosões e mesmo trovões causam vibrações que podem accionar a falência de encostas frágeis
- O excesso de peso por acumulação de chuva ou neve, deposição de rochas ou minérios, pilhas de resíduos ou criado por estruturas feitas pelo homem podem também acumular tensões sobre encostas frágeis até à sua falência.


La Conchita, Califórnia
El Salvador, in 2001


Ver mais aqui e aqui
Fonte: Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos e Wikipédia

Sem comentários: