quinta-feira, maio 17, 2007

NASA encontra anel de matéria escura



Uma notícia do Público de online de ontem referia que os "astrónomos da NASA identificaram um gigantesco anel de matéria escura num aglomerado de galáxias, a cinco mil milhões de anos-luz da Terra, com a ajuda do telescópio espacial Hubble." (in Público 17/05/2007)

Segundo o jornal "o anel, com um diâmetro estimado em 2,6 milhões de anos-luz, foi descoberto no aglomerado de galáxias ZwCl0024+1652 e é a maior prova que confirma a existência de matéria escura."
Não diria que se trata de uma prova que confirma a existência de matéria escura, mas sim de uma observação que constitui uma forte evidência da existência deste tipo exótico de matéria. Este assunto é ainda alvo de intensa controvérsia.
Na realidade os cientistas não sabem qual a constituição deste tipo de matéria, que ao contrário da matéria comum conhecida não emite qualquer tipo de radiação, sendo portanto invisível para a maioria dos nossos meios de detecção. A única forma de detectar a matéria escura é através dos seus efeitos gravitacionais sobre a matéria conhecida. No entanto alguns cientistas pensam que a matéria escura (ou negra) pode corresponder a mais de 80% do total de matéria que constitui o nosso Universo.
O estudo foi publicado pela revista "Astrophysical Journal", e refere "que a formação do anel no aglomerado resultou de uma possível colisão entre duas galáxias."
Ver notícia no site da NASA aqui
Crédito da imagem: NASA, ESA, M.J. Jee and H. Ford (Johns Hopkins University)

1 comentário:

Carvalhal disse...

No universo, tudo é especulação. Nos não podemos nos aproximar dos objetos vistos Portanto é uma tal de uma teoria que muda para para outra e mais outra e não chegamos a uma conclusão.
Querem saber da última teoria, que explica este e outros fenômenos do universo, veja no blog: www.olhandoouniverso.blogspot.com Está sendo costantemente atualizada, devido as observações feitas.