quinta-feira, maio 17, 2007

Satélites da NASA mostram vasta região de degelo na Antárctida


"Cientistas norte-americanos descobriram que uma vasta área da Antárctida derreteu em 2005, ano em que se registou um aumento considerável das temperaturas de Verão.
De acordo com observações feitas por satélite, a área, com 400 mil quilómetros quadrados, derreteu e voltou a congelar. Os cientistas da agência espacial norte-americana (NASA) acreditam que foi o processo de degelo mais significativo dos últimos 30 anos." (in Público 16/05/2007).
Ver notícia no site da NASA aqui
Imagem: NASA's QuikScat satellite detected extensive areas of snowmelt, shown in yellow and red, in west Antarctica in January 2005. Image credit: NASA/JPL

4 comentários:

Ciência Ao Natural disse...

Alguns dados sobre a espessura?

Luís Azevedo Rodrigues

João Moedas Duarte disse...

Não encontrei nada. Mas vou tentar procurar com mais cuidado. De facto os dados da espessura são importantes, visto que a diminuição da área do glaciar se for acompanhada pelo aumento da sua espessura, pode permitir a manutenção do seu volume.

Out disse...

Defacto hoje é dia 6 e no dia 5 saiu uma noticia sobre o degelo nas baixas de lisboa e porto,bem penso que sera algo em pensar e depressa,aki deixo o link onde vi,desde ja agradeço o blog pk esta mto fixe,mtas utilidades para quem gostas deste tipo de tema,vou adcionr ao meu blog! parabens ,[[]]

Out disse...

http://www.destak.pt/artigos.php?art=1156 este é o link do Jornal Destak


o meu blog http://cantinhodaimagem.blogspot.com/


Abraços