quarta-feira, abril 11, 2007

Vida em Vénus?


Com uma atmosfera sufocante de dióxido de carbono, com chuvas de ácido sulfúrico e com temperaturas suficientemente quentes para derreter metal, Vénus é um dos locais no Universo onde alguém jamais poderia imaginar a existência de vida. No entanto, em 2002, dois cientistas da Universidade do Texas propuseram exactamente isso.
De acordo com Dirk Schulze-Makuch e Louis Irwin, certos níveis da atmosfera de Vénus poderiam sustentar a presença de vida aérea, semelhantes a bactérias. A existência deste tipo de vida poderia explicar a existência de sulfureto de hidrogénio e dióxido de enxofre e a ausência de monóxido de carbono na atmosfera. Estas bactérias poderiam ter-se desenvolvido em períodos menos tórridos da história de Vénus e depois ter evoluído em determinados nichos do planeta, antes dos gases de efeito de estufa terem tomado conta do planeta.
É claro que a maioria da comunidade científica é extremamente céptica em relação a esta ideia. No entanto, se a vida pudesse existir em Vénus poderia de facto existir em muitos outros locais do Universo, uma perspectiva que não deixa de ser excitante.
Bibliografia: The Rough Guide to the Universe, de John Scalzi
Crédito da Imagem: ESA
Ver mais aqui e aqui

1 comentário:

gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.