domingo, abril 15, 2007

Leonhard Euler


Faz hoje 300 anos que nasceu um dos maiores génios que o mundo já viu. Considerado o Mozart da matemática, Leonhard Euler revolucionou o mundo da ciência.
Nasceu na Basileia, filho do pastor calvinista Paul Euler que, desprezando seu prodigioso talento matemático, determinou que ele estudaria Teologia e seguiria a carreira religiosa. Daniel e Nikolaus Bernoulli convenceram o pai de Euler a permitir que seu filho trocasse o hábito pelos números.
Euler possuía uma cultura vastíssima, tendo estudado, além de Matemática, Teologia, Medicina, Astronomia, Física e Línguas Orientais

A sua obra mais importante foi a "Mechanica" onde transformou a Mecânica numa ciência analítica.

Nos seus numerosos trabalhos (900 obras publicadas) em que aprofundou os conhecimentos disponíveis em diversos capítulos da Matemática pura e aplicada, Euler usou a linguagem e as notações que ainda hoje utilizamos (Carl Boyer considera-o "construtor de notação mais bem sucedido de todos os tempos").

O seu poder de concentração e a sua força de vontade eram espantosos.Aos 28 anos perdeu um olho e aos 60 cegou completamente, mas continuou a ditar novas obras aos filhos até morrer (diz-se que teve 13 filhos...)

O símbolo e foi usado por Euler em 1739, para designar o número de Neper. A escolha poderá dever-se ao facto de ser a primeira letra da palavra "exponencial", sabendo já Euler a importância de que se reveste, a função exponencial , cuja base é o número de Neper.

A função exponencial modela fenómenos de importância vital, nos mais variados campos da ciência: físico-químicas, biológias, económicas, agronómicas, geográficas, médicas, sociais.

Muitas das notações matemáticas hoje utilizadas são da autoria de Euler. Isto inclui o uso da letra i para o número imaginário básico, a raiz quadrada de –1. Euler adorava uma fórmula matemática, que considerava a mais bela e mandou pô-la por cima da Academia de Sampetersburgo. A fórmula é:

Esta fórmula integra 1 e 0, que são básicos no nosso sistema numérico, as três operações matemáticas – adição, multiplicação e exponenciação – os dois números irracionais pi e e , e ainda i, a base dos números imaginários.


Fonte: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/euler.htm
Imagem: Leonhard Euler aos 49 anos, quadro a óleo por Emanuel Handmann, 1756

Sem comentários: