quinta-feira, abril 26, 2007

A mina da Guimarota

A mina da Guimarota era uma mina de lignite (um carvão pouco evoluído, com carbono menos concentrado e como tal, com menor potencial energético) nas proximidades de Leiria. No seu interior encontra-se uma jazida fossilífera do Jurássico Superior com condições de preservação excepcionais e muito relevante para a o estudo dos ecossistemas e principalmente dos mamíferos e aves dessa época, mais raramente preservados que os repteis, peixes, dinossauros, moluscos e entre outros animais por lá encontrados.

No entanto, e apesar da importância mundialmente reconhecida desta jazida, ela está votada ao abandono e permanece desconhecida do grande publico português não tendo atraído também muitos investigadores nacionais, e inclusive, a maior parto do espólio nela recolhido foi levado por investigadores alemães para a Freie Universität de Berlin.

È por estas e outras razões que convém lembrar a importância e riqueza das jazidas Jurássicas nacionais que contrasta com a falta de interesse das autoridades locais e nacionais no estudo e preservação do património geológico e paleontológico.

O blog GeoLeiria publicou recentemente uma série de fotografias (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI) tiradas numa visita recente à mina onde é patente o seu estado de abandono que pode até começar a tornar-se uma ameaça para a estabilidade dos terrenos da zona agora fortemente urbanizada.

Uma pena e um caso em que fico feliz pela investigação ter sido realizada exclusivamente por entidades estrangeiras, porque se estivessemos à espera da iniciativa nacional, muito provavelmente esta etapa da história da Terra, aqui tão bem ilustrada, ainda estaria por desvendar.

Mais informações sobre a mina da Guimarota, o seu conteúdo fóssil e bibliografia sobre esta jazida no geoRoteiros.

Estado actual da Mina da Guimarota, Leiria.

Sem comentários: