sábado, março 10, 2007

Eppur si muove

"Eppur si muove" (E, no entanto, move-se).

Alegado protesto de Galileu, depois de ter sido obrigado a renunciar à sua teoria de que a Terra se move à volta do Sol em 1632.


Gallileu Galilei nasceu em Pisa no dia 15 de Fevereiro de 1564. Foi um notável físico, matemático e astrónomo italiano, sendo considerado um dos maiores génios da história da humanidade. (ver mais sobre Galileu aqui).

Hoje é um dado aceite que a Terra é redonda e que gira em torno do Sol. Mas nem sempre foi assim. Antes pelo contrário. Esta é uma ideia muito recente e apenas enraizada nas sociedades modernas ocidentais.

Actualmente compreende-se o porquê das coisas serem assim. Pelo menos um porquê parcial. Depois de Newton e Einstein o mundo tornou-se muito mais compreensivel para aqueles que possuem alguns conhecimentos de física e matemática e muito mais incompreensivel para aqueles que não se interessam por estas matérias. O próprio Einstein uma vez referiu que desde que os matemáticos começaram a trabalhar na teoria da relatividade, até ele já não a percebia.

Estas revoluções demoram o seu tempo, muito tempo, a consolidarem-se no seio de uma sociedade. Veja-se, já em 1543 (apenas cerca de 300 anos após a existência de D. Afonso Henriques) o astrónomo e matemáticos polaco Nicolau Copérnico (1473-1543), escreveu um livro sugerindo que o Sol estava no centro do Universo e que a Terra orbitava à sua volta e rodava diariamente no seu próprio eixo. Contudo não se atreveu a publicar o livro durante a sua vida, e só viu a primeira cópia já no seu leito de morte. Tal como ele temia, o livro foi rapidamente banido pelo a igreja católica.

Um dos seguidores de Copérnico, Giordano Bruno (c. 1548-1642) expôs claramente as suas ideias de que o Universo é infinito, que a Terra gira à volta do Sol, que as estrelas eram outros sóis com planetas à sua volta, e que a vida não estava confinada à Terra. Depois de ter estado preso durante algum tempo, por disseminar tais noções controversas, foi julgado e queimado na fogueira por heresia. (Mas que mania a nossa, seres ditos inteligentes, de nos matarmos uns aos outros, ainda por cima de formas tão divertidas como esta!). Galileu quase seguiu o mesmo caminho. Sob ameaça de tortura (o que também é uma coisa divertida! típica de seres geniais), foi forçado a negar que a Terra se movia em torno do Sol. Embora a Santa Inquisição lhe tivesse poupado a vida, foi obrigado a viver em prisão domiciliária o resto da vida!

As obras de Galileu foram censuradas e proibidas pela igreja católica romana . No entanto, Galileu conseguiu que uma das suas obras (sobre mecânica) fosse publicada em Leiden, na actual Holanda, uma zona protestante, onde a Igreja Católica não tinha grande influência. 341 anos após a sua morte, em 1983, a mesma igreja, revendo o processo, decidiu-se pela sua absolvição (mas o que é que isto interessa!? já toda a gente sabia que o senhor não era culpado de nada! foi absolvido da acusação de ter cometido o crime gravíssimo de ter dito a verdade! mas que grande lata! haverá algo mais hipócrita que isto? 341 anos!!!!).

Os cientistas (por profissão ou por alma) são os herdeiros desta maravilhosa luta. A luto pelo direito de descobrir coisas novas, o direito de nos questionarmos acerca do meio que nos rodeia, a possibilidade de partilhar e divulgar essas incríveis descobertas. De podermos discutir com um brilho de alegria nos olhos. De podermos olhar completamente fascinados para o céu nocturno e interrogarmos o que existe lá fora, "na vastidão do espaço e na imensidão do tempo..."

Bibliografia: Wikpédia e História Merdosa de Quase Tudo, de A. Parody.

1 comentário:

Daniel disse...

Muiiito bom o post! Realmente o antropocentrismo intrínseco das religiões como um todo nunca será compatível com o que as evidências apontam. Incluo nessa briga a teoria evolucionista de Darwin Vs o criacionismo... Por isso há uma briga ad eternum entre esses ciência e religião... quem perde é quem não quer dar ouvidos à verdade em detrimento de suas auto afirmações... nesse ponto ainda somos tão toscos quanto os católicos ortodoxos da época da santa(?) inquisição.