domingo, março 18, 2007

Descobertas cavernas em Marte

Espeleologos deste mundo preparem-se para a vossa primeira descida a uma gruta extra-terrestre.
Novas imagens da superfície marciana revelaram a existência de buracos na mesma, resultantes do colapso de aberturas subterrâneas com cerca de 80 metros de profundidade, um pouco à semelhança do buraco da Guatemala, com a diferença destas grutas serem de origem vulcânica (como o Algar do Carvão, na ilha Terceira, Açores) em vez de resultarem da dissolução de calcários.
Aparentemente estes sitios serão importantes caso se realize uma missão tripulada a Marte pois poderão fornecer abrigo de chuvas de micro meteoritos, radiação ultravioleta e das particulas e radiação libertadas por explosões solares. Tudo isto para além da possibilidade remota de poderem conter água em estado sólido no seu interior.
Portanto, comecem a pensar em equipamento para explorar grutas num ambiente estranho, com uma atracção gravítica mais reduzida e uma atmosfera extremamente rarefeita.

Notícia via Nature.

1 comentário:

leo disse...

Sou Ambientalista e também fascinado por astrofisica, astrologia e tudo que envole questão espacial, penso que realmente houve vida nestes planetas e que a exemplo deles a terra corre sem duvidas para o mesmo destino, devido a insensateis dos seus habitantes que não preservam e não estão muito preocupados com a preservação. marte, assim como outros planetas mais longincos podem ainda conter resticios de vida, afinal se já existiu ainda pode exister ou já esquecemos dos vários eclipeses que a terra sofreu, ex. extinção de varias especieis entre outras coisas que se poderia exemplar. bom é algo fascinante realmente, mais acho que ainda exista muitas informações que a nasa por questões de segurança não pode revelar. a biblia fala de outros mundos é só ler isaias. porem este livro que também é fascinante mostra e fala sobre tudo isto. muito obrigado pelo espaço até + www.educandoplante.webnoid.com