domingo, novembro 18, 2007

Coisas da Ciência: sobre E=m.c²


E=m.c² é sem dúvida a equação mais famosa de sempre. Como todos sabemos a sua autoria deve-se a Albert Einstein, que a publicou em 1905. Esta equação diz-nos que a massa e a energia são equivalentes, sendo conversão obtida através de c² (em que c é a velocidade da luz no vácuo = 299792458 m/s):

Energia (Joules) = Massa (quilogramas) · 299792458²


Para dar uma ideia do que estes números e letras querem dizer deixo aqui dois exemplos:

1. Um quilo de qualquer material encerra cerca de 10^17 joules de energia, o equivalente a queimar mais de um milhão de toneladas para obter esta energia.

2. Como refere Brian Greene no seu magnífico livro Tecido do Cosmos: "A nossa sobrevivência depende da equação de Einstein, já que a luz e o calor do Sol que sustentam a vida são gerados pela conversão de 4,3 milhões de toneladas de matéria em energia em cada segundo (...)".


Leituras consultadas e recomendadas:
- O Tecido do Cosmos, Brian Greene, Ciência Aberta nº150, Gradiva.
- As Equações, Sander Bais, Gradiva.

10 comentários:

JSA disse...

Só uma observação: a equação não foi publicada imediatamente no artigo de Einstein, tendo sido acrescentada apenas mais tarde.

João Moedas Duarte disse...

Obrigado JSA pelo esclarecimento.

Enquanto escrevi este post fiz uma pesquisa rápida e passou-me este pormenor. Na altura não fiquei esclarecido. Entretanto pesquisei mais um pouco e fiquei com ideia de que E=mc^2 foi de facto introduzida (a posteriori) no artigo publicado em 1905 e não publicada na primeira versão de 1905.

Parece também que já outros fisicos haviam proposto a mesma formula, mas foi Einstein o primeiro a deduzi-la de forma completa e correcta.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Existe alguma relação desta formula com auto conhecimento e expansão da mente?

Ed disse...

O google me trouxe aqui de paraquedas mas, mesmo assim, queria só fazer um comentario: não dá para dizer q é a equação mais famosa de sempre, pel osimples motivo que ela é extremamente recente em termos historicos.

Só isso....rs. É q, como historiador, tenho uma dificuldade enorme qdo alguém se refere a "desde sempre" há algo mais novo q meu tataravô...

Anónimo disse...

E=m.C, pode nao ser "a mais conhecida de todos os tempos, assim como o nosso colega historiador afirmou! Mais sem sombra de dúvida, a mais ilustre de TODOS OS TEMPOS, pode nao ter sido elaborada de primeira, juntamente com o seu conteúdo, mais sem dúvida, foi elaborada pelo maior cientista, além de um grande homem! Einstem... Para sempre em nossos corações, para sempre em nosso mundo!

Hermes disse...

Se para obtermos a Energia multiplicamos a Massa pela velocidade da luz ao quadrado, então para obtermos a Massa podemos dividir a energia pela velocidade da luz ao quadrado? Isto funciona, caso eu queira criar alguma coisa?

Tec Tonny disse...

Gostaria de salientar da importância desta ilustre equação E= M.C²
É meramente Teórica a uma série de detalhes que se tem de levar em consideração e ainda falta falta detalhes de transformação como seria se E.C²=M
Como transformar isso na prática

Anónimo disse...

E/C²=m não sou físico, mas isso é matemática simples.kkkkk

Unknown disse...

É a fórmula de *Deus*
Energia igual a massa velocidade ao quadrado

Unknown disse...

Vejo que é preciso unificar esta idéia, claro esta é minha idéia.