terça-feira, julho 17, 2007

Livros que ando a ler

O Luís Rodrigues do Ciência ao Natural desafiou-me a fazer um post sobre 5 livros que ando a ler. Não sendo este um blog pessoal pensei que poderia não ser correcto escrever um post pessoal. No entanto tendo em conta que este blog é acima de tudo um blog de divulgação científica, pensei: porque não? É uma boa oportunidade de partilhar alguma dos textos que me têm influenciado directamente na escrita de alguns posts. Vou por isso restringir-me aos livros de divulgação científica que ando a ler, que são praticamente todos. E desafio desde já os outros membros da equipa da Terra que gira a partilhar as suas leituras.

Não tenho por hábito ler um livro de enfiada, excepto quando estou em viagem. Geralmente leio muitos ao mesmo tempo. A minha mesa-de-cabeceira está coberta por uma pilha deles. Pego num ou noutro consoante o meu estado de espírito.


Tecido do Cosmos
Brian Greene
Gradiva, Ciência Aberta, 2006

O meu preferido! Gosto tanto dele que leio muito devagar com medo de o acabar.
É um livro sobre o espaço e o tempo. Será o espaço uma entidade? Porque é que o tempo tem um sentido? Poderia o universo existir sem espaço nem tempo? Poderemos viajar até ao passado?
Partindo de ideias antigas de Galileu, Newton e Einstein (entre muitos outros), Brian Greene leva-nos até às fronteiras da Ciência. De uma perspectiva da física teórica transporta-nos numa viagem desde do Big Bang até a um Multiverso de onze dimensões. Descreve de forma brilhante e acessível a teoria da relatividade e a mecânica quântica, apresentando as novas ideias da teoria das supercordas.


A Agonia da Terra
Hubert Reeves, Frédéric Lenoir
Gradiva, Ciência Aberta, 2006


É um livro sobre aquecimento global, depauperamento dos recursos naturais, poluição dos solos e das águas, desigualdade na distribuição da riqueza, mal-nutrição dos homens, taxa elevadíssima de extinção de espécies, etc. Nos dias que correm é um livro a não perder. Muito bem fundamentado em termos científicos resume muito bem quais os problemas que a Humanidade e o Planeta enfrentam. Pensar globalmente, agir localmente é imperativo.


O Acaso
Joaquim Marques de Sá
Gradiva, Ciência Aberta, 2007


Um livro que explica o acaso. Que explica muito bem o que são as probabilidades. Que mostra porquê é que coisas improváveis acontecem.
O acaso é dos fenómenos mais mal compreendidos pelo homem, talvez por uma limitação natural do nosso cérebro em lidar com sistemas muito grandes e muito complexos. O nosso mundo é em grande parte probabilístico, sem percebermos o que é o acaso dificilmente compreenderemos o que se passa à nossa volta.


Conceitos Fundamentais da Matemática
Bento de Jesus Caraça
Gradiva, Ciência Aberta, 1998

Recentemente decidi estudar física moderna de forma metódica. Trabalhando em geologia cedo percebi que não iria ser fácil. Quando comecei apercebi-me que precisava de rever alguns conceitos básicos de física, mas principalmente tinha de dominar a matemática. Os textos de divulgação científica não são ferramentas de estudo por si, mas são excelentes complementos. Mesmo quando não tenho paciência ou tempo para estudar, ao ler estes livros delicio-me com a informação que ele contem e vou aprendendo alguma coisa. É juntar o útil ao agradável.
O livro parte da necessidade dos humanos fazerem contagens e da origem do número, levando-nos ao longo da evolução do conhecimento matemático desde a Pré-História até aos nossos dias, nunca esquecendo as monumentais influências filosóficas que a matemática proporcionou ao longo dos tempos.


Guia da Terra do Espaço
Isaac Asimov
Campo das Letras, Campo das Ciências, 1995

Pulsares, Buracos Negros, Supernovas, Porque é que a existem Marés? Incorporando sempre uma componente histórica e filosófica da evolução de muitas ideias e factos científicos, Asimov explica de forma sucinta e acessível a todos alguns dos assuntos mais interessantes que o pensamento e a investigação científica trouxeram para o seio da Humanidade. Um livro ideal para quem dá os primeiros passos no mundo da curiosidade. Asimov é sem duvida um dos melhores comunicadores de ciência que o mundo já viu.

Pronto, vou parar por aqui, já estão cinco. Tenho por lá mais uns livros que ando a ler, mas podem ficar para um próximo post. E quem sabe um dia escreva sobre os melhores que já li.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi,

Então consegues ler estes todos ao mesmo tempo? :)

heheehehe este é o meu namorado :)

(espero que desta vez não tenha erros)