segunda-feira, julho 16, 2007

Castro do Zambujal


O Castro do Zambujal foi um dos maiores povoados do calcolitico da Europa Ocidental. Situa-se a três quilómetros de Torres Vedras, tendo sido descoberto pelo torriense Leonel Trindade. Esta fortificação está estrategicamente implantada num planalto limitado pela Ribeira de Pedrulhos, um afluente do rio Sizandro. Durante o 3º milénio a. C., este rio era navegável e uma bacia marítima chegava até à Ribeira de Pedrulhos, constituindo um excelente porto comercial.
O Instituto Arqueológico Alemão tem realizado investigações regulares, desde 1964. Neste momento (verão de 2007) está a realizar-se uma nova campanha de escavações liderada pelo arqueólogo Michael Kunst, do Instituto Arqueológico Alemão de Madrid. A equipa conta com membros e diversas nacionalidades (portugueses, belgas, holandeses, espanhóis e alemães).
Exste também um exposição permanente no Museu Leonel Trindade em Torres Vedras sobre o Castro do Zambujal.

Mais sobre o Castro do Zambujal:
O modus vivendi do Castro do Zambujal
Zambujal: Relatório de Escavações 1994-1995

Foto daqui

2 comentários:

avelaneiraflorida disse...

Ainda bem que irão ser feitas intervenções no espaço do CASTRO do ZAmbujal!!!!

A concretizar-se tal FEITO...poderemos visitar o espaço com a dignidade que ele merece e de que tem andado tão arredado!

Para os professores de História que queriam levar os seua alunos a verem "ao vivo" aqueles importantes vestígios, o embaraço, a vergonha, a tristeza sobrepunham-se às questões didácticas!!!!!

Não é só no espaço de UM MUSEU que o património, a memória colectiva , natural ou outra, devem ser resguardados. É no seu meio envolvente...
POr alguma razão a implantação deste Castro foi decidida exactamente no alto do monte que domina o vale e o "outrora mar"...

"Brigados" por este post! A Memória deve ser preservada, sob pena de perdermos a nossa identidade!!!!

Anónimo disse...

Sorry for my bad english. Thank you so much for your good post. Your post helped me in my college assignment, If you can provide me more details please email me.