quinta-feira, março 08, 2007

"Presidência Aberta" - Reais Benefícios

Cavaco Silva dedica segunda jornada do roteiro para a ciência às tecnologias limpas
05.03.2007 - Público


O Presidente da República, Cavaco Silva, vai dedicar a segunda jornada do roteiro para a ciência, que está marcada para os próximos dias 12 e 13, às tecnologias limpas.

As energias renováveis, a eficiência energética, a água, o saneamento básico, o combate à poluição marítima e a gestão dos recursos hídricos serão as áreas em torno das quais se desenvolverá a segunda jornada do roteiro para a ciência.Cavaco Silva vai visitar universidades, centros de investigação e desenvolvimento, empresas e instituições públicas (civis e militares) dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Santarém e Lisboa, cita a Lusa.



Já assitimos todos a inúmeras Presidências Abertas dedicadas às ciências. É caso para felicitarmos as iniciativas, porque nunca são demais. É bom ouvir falar os especialistas, promover o debate, divulgar os casos de sucesso, alertar para os perigos, etc. A minha questão está relacionada com o real benefício destas iniciativas. O que se sucede depois de mudar o tema da Presidência Aberta? Quantos mais cientistas passam a ser ouvidos? Quantos projectos novos se iniciam?
Acho que se poderia arriscar mais, afinal, é o Presidente da República o principal promotor. Não é uma simples conferência anual, ou um debate promovido por uma qualquer associação. Será que ficamos todos mais esclarecidos? Será que ficamos a ver o mundo que nos rodeia com outros olhos? Ou será apenas mais uma notícia que lemos nos jornais?


Quais são os reais benefícios de iniciativas como esta, ou como a Presidência Aberta, para a ciência em Portugal?

1 comentário:

avelaneiraflorida disse...

gosto destes óculos!!!!

Pena não sabermos ser melhores inquilinos do planeta azul...