segunda-feira, abril 28, 2008

Orion


Esta fotografia foi-me enviada pelo meu amigo Pedro Almeida (Obrigado :)). É sem dúvida uma excelente foto do claustro do Convento das Maltezas em Estremoz (onde há um Centro Ciência Viva). Mas se olharem bem, ali mesmo por cima encontra-se uma das minhas constelações preferidas: Orion. Esta constelação é constituída por magníficas estrelas brilhantes e é uma das mais visíveis em ambos os hemisférios. É também conhecida como "O Caçador", já que fazia lembrar (e aquela gente tinha muita imaginação) o Orion da Mitologia Grega que era um caçador gigante dos tempos primordiais. As três estrelas mais horizontais, também conhecidas como as "Três Marias", foram imaginadas como sendo o cinto do gigante e o outro lineamento mais vertical como correspondendo à espada.

A imagem debaixo veio daqui

3 comentários:

Anónimo disse...

E sabes pq é q o Orion foi para as estrelinhas?

Porque era um voyeur, o malandro! Andava a espreitar a deusa Diana a tomar banho.

O problema é que a rapariga tinha um temperamento explosivo e, quando ela se apercebeu de que a estavam a espreitar, fez aparecer um escorpião gigante para tratar da saúde a Orion...

Como a luta entre Orion e o escorpião nunca mais tinha fim, Zeus, o pai da menina, fartou-se da palhaçada e espetou com os dois no céu a cerca de 180º um do outro.

Por isso é que quando se vê a constelação de Orion, não se vê a de Escorpião (e vice-versa).

João Moedas Duarte disse...

Muito Bom!

Obrigado pela informação :)

Anónimo disse...

Bem, ñ foi lá uma versão muito romanceada da história, mas de uma forma muito espremidinha, foi isso que "aconteceu". Sempre às ordens ;)