quinta-feira, abril 03, 2008

Buraco Negro XTE J1650: o mais pequeno detectado até hoje


O conceito de Buraco Negro, na sua forma moderna, emergiu da teoria da relatividade geral de Einstein. Esta prediz que se uma porção de matéria for suficientemente comprimida, a sua gravidade torna-se tão forte que distorce uma porção de espaço de onde nada consegue escapar. A velocidade de escape excede a velocidade da luz (aproximadamente 300.000 km/s) e nem mesmo esta pode escapar do seu interior, daí a origem do termo negro (se não houver luz emitida ou reflectida o objecto é invisível).

No entanto, os efeitos gravitacionais dos Buracos Negros sobre a matéria envolvente, em particular sobre nuvens de gás, podem ser detectados. Foi exactamente isso que um equipa de astrónomos fez. Mediram as vibrações de uma nuvem de gás de forma extremamente precisa e com isso puderam calcular a força do campo gravitacional do Buraco Negro, o que lhes permitiu saber qual a sua massa.

Nikolai Shaposhnikov e Lev Titarchuk, do Goddard Space Flight Center da NASA descobriram o Buraco Negro mais pequeno alguma vez detectado. Este objecto denominado de XTE J1650 tem cerca de 3,8 vezes a massa do Sol e o seu diâmetro é de aproximadamente 25 quilómetros (o tamanho de uma grande cidade). Segundo Shaposhnikov este é o objecto mais pequeno alguma vez detectado fora do sistema solar.

Ver notícia aqui

1 comentário:

G. G. da Silva disse...

Achei o blog excelente; como iniciei recentemente uma página sobre assunto afim, para enriquecê-lo coloquei uma link para "Terra que gira".
Meu blog se propõe a estudar a gravidade e se apoia no seguinte tema:
Gravidade: tudo parece se passar como se...

Resumo: neste trabalho procura-se mostrar, por meio de um processo gráfico simplificado, que a interação gravitacional, se for considerada conseqüência da curvatura do espaço-tempo tal como estabelecido na Teoria da Relatividade Geral, prescinde da ação de força e da correspondente partícula portadora, diferentemente das demais interações fundamentais.
Meus cumprimentos pelo seu blog; abraços, G. G. da Silva
http://www.kosmologblog.blogspot.com/