sexta-feira, outubro 12, 2007

Prémio Nobel da Paz 2007: Al Gore e IPCC

O Prémio Nobel da Paz foi hoje atribuído ao ex-vice-presidente norte-americano Al Gore e ao Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU (IPCC).



O prémio foi atribuído a Al Gore e ao Painel das Nações Unidas pelo "esforço conjunto na criação e disseminação de um maior conhecimento acerca da influência humana nas mudanças climáticas, e pelo lançamento das bases necessárias para inverter essas mudanças", declarou o presidente do Comité Nobel norueguês, Ole Danbolt Mjoes.
Notícia via Público

3 comentários:

João Marcelo disse...

Uma das mais escandalosas e evidentes politizações dos prémios Nobel... só lhe retiram credibilidade.

Corrijam-me se estiver enganado: enquanto Al Gore foi vice-presidente, o protocolo de Quioto já tinha sido assinado e os EUA já tinham optado pela não ratificação, certo?

Rui M disse...

o nobel da paz tem o condão de ser assim a dar para o político.
não quero dizer que concorde com a atribuição, principalmente quando há coisas como o darfur e o myanmar, entre muitos outros que precisam de um bocadinho mais de atenção.
E a não ratificação de Quioto é obra da administração Bush.

joaosete disse...

Só para que fique registado...

O Al Gore não é nenhum santo, nem nenhum super herói. É, acima de tudo, um Homem bastante inteligente e tentou, quando frequentou a casa branca, trazer o protocolo de Quioto para discussão. Foi um seu defensor desde o início. Acabou por lançar o programa Globe (educação ambiental).

Há de haver sempre Darfur's e Myanmar's. Infelizmente! Continuo a pensar que é um feito incrível ter trazido o aquecimento global para a discussão do dia-a-dia. Quantos poderes podres não são contra estas teorias (cada vez mais evidentes)?

Alguém tinha de ser...e quanto a mim, está bem entregue. E...no Myanmar...já há um prémio nobel, certo?