Mira: uma estrela com cauda.
Os astrónomos da Nasa observaram, através do telescópio Galaxy Evolution Explorer, uma estrela com uma cauda semelhante às apresentadas pelos cometas.
A Mira é uma estrela na fase final da sua vida (uma gigante vermelha) que está a perder grandes quantidades de material da sua superfície. Esta emissão de partículas de carbono, oxigénio e muitos outros elementos essenciais à formação de novas estrelas, planetas e até talvez de vida, deve durar à pelo menos 30.000 anos.
A Mira acabará por perder a maior parte da sua massa que se irá acumular no espaço sobre a forma de uma nebulosa. Do que outrora fora uma estrela como o Sol irá apenas restar um pequeno núcleo, uma anã branca.
Ainda não é totalmente possível compreender o que de facto está a ocorrer naquela estrela, mas estas observações abrem caminho a novas linhas de investigação.
Resta dizer que a estrela Mira está a deslocar-se a uma velocidade de aproximadamente 130 quilómetros por segundo, possivelmente devido à atracção gravitacional de estrelas que ao longo dos tempos passaram por perto.
2 comentários:
Esta das estrelas terem cauda...deixou-me perplexa!!!!!!!
Sempre me ensinaram que os cometas é que tinham a sua caudazita...
As coisas que eu aprendo!!!!!
Pode-se dizer que está semear o trigo... que daqui a muitos milhões de anos dará pão!...
Um abraço
Enviar um comentário