quarta-feira, agosto 29, 2007

Distorção do espaço-tempo nas imediações de uma estrela de neutrões como previsto por Einstein



Um grupo de Astrónomos, usando satélites de raios-x europeus e japoneses, conseguiram ver a distorção do espaço-tempo junto a três estrelas de neutrões, como havia sido predito por Einstein.
As estrelas de neutrões são objectos ultra-densos. Contêm a matéria no estado mais denso observável de todo o universo - aproximadamente a densidade de um núcleo atómico. Uma maneira de visualizar estas condições extremas é imaginar, se possível, toda a massa do Sol concentrada numa esfera com o tamanho de uma cidade. Uma pequena porção de matéria de uma estrela de neutrões, digamos do tamanho de uma laranja, pesaria mais ou menos o mesmo que o Monte Evereste.
Deste modo os astrónomos usam este tipo de estrelas como laboratórios naturais para estudar a matéria sujeita a pressões extremas. Os núcleos destas estrelas podem conter vários tipos de matéria exótica impossíveis de estudar em laboratório.
Os astrónomos do European Space Agency’s XMM-Newton X-ray Observatory e do Japanese/NASA Suzaku X-ray observatory estudaram as linhas espectrais de átomos de ferro que estão a girar por detrás destas estrelas a cerca de 40% da velocidade da luz, em nuvens de gás.
Os cientistas observaram que as linhas espectrais são distorcidas, mostrando comprimentos de onda superiores ao que seria de esperar. Este efeito deve-se à distorção do espaço-tempo gerada pela poderosa gravidade das estrelas de neutrões e está de acordo com o que havia sido predito pela teoria da relatividade geral de Einstein publicada em 1915/16.

Fonte: aqui
Crédito da Imagem: NASA/Dana Berry

Sem comentários: