terça-feira, agosto 14, 2007

Evolução Humana: novos desafios!


Dois novos fosseis descritos esta semana na revista científica Nature estão a pôr em causa algumas das ideias paradigmáticas da pré-história humana, em particular o nascimento do género Homo. A descoberta foi feita no âmbito do projecto Koobi Fora Research Project, liderado por Meave e Louise Leakey, do National Museums of Kenya (NMK).

A evolução humana nos últimos 2 Milhões de anos tem sido descrita como uma sucessão mais ou menos linear de três espécies: Homo habilis - Homo erectus - Homo sapien (nós!). Entre estes, o Homo erectus é reconhecido como sendo o primeiro ancestral humano, semelhante ao homem comum em muitos aspectos, mas possuindo um cérebro mais pequeno.

Os novos fósseis no entanto fizeram soar uma campainha de alarme. Há novos dados que contradizem este modelo!

Um dos fósseis, um fragmento de um Homo habilis, data 1,44 Ma, o que o torna o mais recente fóssil conhecido daquela espécie. Este sobrevivente mostra que de facto o Homo habilis e o Homo erectus viveram lado a do na zona Este Africana durante cerca de meio milhão de anos.

Este facto torna pouco provável que o Homo erectus tenha evoluiu a partir do Homo habilis.

Por outro lado, o segundo fóssil encontrado era de um Homo erectus com 1,55 Ma, e parece ser bastante diferente dos descritos anteriormente. É o mais pequeno Homo erectus alguma vez encontrado e apresenta algumas características que põem em causa a ideia paradigmática que o Homo erectus é o ancestral comum da espécie humana.

É fascinante pensar que a evolução da espécie humana foi muito mais complicada do que foi inicialmente considerado e que várias espécies Homo podem ter coexistido durante muito. Restando a pergunta: porque só cá estamos nós?
Texto adaptado daqui
Imagem daqui

5 comentários:

Lina disse...

A evolução do Homem é de facto algo surpreendente e que me levanta dúvidas a cada leitura, a cada texto lido, até mesmo a cada opinião própria que possa ter sobre o assunto. Acredito que tal como noutras áreas da ciência, aquilo que hoje se tem como certo, daqui a muito tempo se irá descubrir que não era bem assim. Antes, também se dizia que era o Sol que andava à volta da Terra e tantos outros "disparates".

Enfim, achei o post, mais uma vez, muito interessante...

Bjs

Anónimo disse...

a evolução humana é importante para conhecer mos os nossos antepassados

continuem!!!

bjox

Anónimo disse...

eu axo k avia de ter maix informacoens pok eu estou a faxer um trabalho para a exkola k e um explonka max tb



xao bjs

Anónimo disse...

Genial fill someone in on and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.

MICHAEL disse...

A evolução humana é algo muito curiso e intrigante,pois várias são as especulções da tal pergunta:"DE ONDE O HOMEM VEM?".Por isso é sempre bom sabermos e ficarmos informados de prováveis especulações sobre essa pergunta.Muito obrigado por me ajudar.