quarta-feira, março 31, 2010

Sismos recentes em Portugal

.
Tem havido nos últimos dias uma actividade sísmica relativamente anormal (ver aqui). Só no presente mês de Março registaram-se 4 sismos sentidos de magnitude 3-4 (bolinhas vermelhas na imagem de topo). Esta noite houve mais um de 4.2 ao largo do Cabo de São Vicente (provavelmente na Falha do Marquês de Pombal; imagem em baixo).
.
A zona SW Portuguesa localiza-se junto à fronteira de placas tectónicas África-Euroásia, e é normal ocorrerem praticamente todos os dias sismos de magnitude 2-3 nesta região. O que não me recordo é de ver 4 bolinhas vermelhas no mapa ao mesmo tempo. Qualquer das formas não deve haver qualquer razões para alarmismos. As placas movimentam-se e é bom que a energia se liberte em sismos mais pequenos em vez se se acumular e depois dar um grande..


.

Imagens retiradas daqui: http://www.meteo.pt/pt/sismologia/actividade/ ; e daqui: http://www.emsc-csem.org/index.php?page=current&sub=detail&id=162744#

5 comentários:

Carlos Faria disse...

Utilizando a linguagem do Zé Madeira, poderiamos dizer que é um cluster (enxame) de sismos... eu pelo menos já estou habituado a várias bolinhas vermelhas em simulatâneo à minha volta.

João Moedas Duarte disse...

Pois, imagino que aí nas ilhas a coisa seja mais animada! Eu aqui ando sempre desconfiado pois a África a empurrar não me inspira muita confiança..

Anónimo disse...

que estupidez de coisa isto e tudo um grande barrete.

Anónimo disse...

nao acredito em nada disto. nao e possivel haver tantos sismos

Anónimo disse...

LOL