quarta-feira, março 31, 2010

Bosão de Higgs

.

Iniciaram-se nos últimos dias as colisões no LHC (Large Hadron Collider). Desde então, muito se tem falado no Bosão de Higgs, também familiarmente conhecido por partícula de Deus (imagina-se porquê!?). Mas afinal o que é o Bosão de Higgs?
.
O Bosão de Higgs é uma partícula elementar predita pelo Modelo Padrão. Bem, acho que piorei as coisas. Alguns de vocês devem estar a pensar "e o que é afinal o Modelo Padrão"?
.
O Modelo Padrão (da física de partículas) é uma teoria que descreve de uma forma unificada três das quatro interacções elementares (força fraca, forte e electromagnética) e as suas partículas elementares associadas (quarks, fotões, neutrinos, bosões, etc..). Apesar do Modelo Padrão ser uma das mais robustas teorias de sempre, não é uma teoria completa. Falha ao não incorporar a gravidade (a quarta força em falta). É por isso que muita gente anda à procura da Teoria da Grande Unificação, que não é mais que a procura de uma teoria que permita descrever as quatro forças com base num único formalismo teórico. Mas esta é uma outra história...
.
Acontece que mesmo o Modelo Padrão não está completo. Falta encontrar o Bosão de Higgs, que é predito por esta teoria e provavelmente a sua chave.
.
Tudo começou quando Peter Higgs (Físico do CERN), quem mais podia ser, teorizou que as partículas não têm massa intrínseca. Dito de outra forma, a massa das partículas é apenas um efeito secundário. De quê? Da interacção das partículas com um quinto campo de forças (para além daqueles quatro ali de cima), campo este que se denomina, muito originalmente, Campo de Higgs.
.
Pensa-se que o Campo de Higgs, até agora desconhecido, permeia todo o Universo e é o responsável pelas partículas terem (ou algumas não terem de todo) a massa que têm. Se pensarem uns segundos irão perceber que sem um mecanismo como este não há nenhuma razão para as partículas terem a massa que têm. A não ser porque sim! Ou porque Deus as fez assim! Ahh pronto, é daqui que vem a Partícula de Deus!!
.
Conclusão, no fundo e de uma forma elementar nós não temos "peso" (para ser exacto não temos massa). Aqueles números na balança são virtuais (que reconfortante) e o responsável é esse tal Campo de Higgs e o seu bosão...

6 comentários:

geocrusoe disse...

Reconheço que a física teórica de partículas me transcende... gosto mais da nossa Terra, mas que o assunto me atrai e já li alguns livros de divulgação é verdade. Vamos lá a ver se os nossos cientistas descobrem o seu previsto bosão e não um buraco negro ;)

Méon, disse...

Teorias do universo que transcendem 99,9% dos terráquios!

Por isso há tanta gente que acha mais fácil sentar-se a ler "A BOLA"...
Mundo complicado, este em que vivemos!
Mas é bom ver que há quem teime em compreender.

Anónimo disse...

Sou filha de uma professora de Física e mãe de um físico e estes assuntos fascinam-me mas transcendem-me... No entanto vou lendo tudo o que seja divulgação científica para ver se "pesco" umas coisas aqui e outras ali. Obrigada!

disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Eu diria que a compreensão deste tema(fisica atomica/quantica)é ininteligivel para 99,999999999999 % dos terráquios, entre os quais me incluo tambem, pero também me sinto fascinado e vou lendo tudo o que me aparece.
Daquilo que tenho lido, e até onde a minha compreensão o permite, parece-me que a ideia de que somos fruto de uma ilusão muito nitida faz cada vez mais sentido.

How To Win At Slot disse...

Your idea is brilliant