quinta-feira, outubro 29, 2009

Scotland the Brave

segunda-feira, outubro 12, 2009

Uma boa notícia!


quarta-feira, outubro 07, 2009

Falhas nos anéis de Saturno

.
Esta imagem é verdadeiramente espectacular! Duas luas de Saturno, Pandora do lado de fora do anel e Prometheus do lado de dentro, deformam este anel (por shearing) dando origem "falhas".
.
Fonte: Cassini

Jakob - Controle

Meet the Supermassive Black Hole experts - BBC science

Mysteries of Deep Space: Exploding Stars

terça-feira, outubro 06, 2009

Ravinamentos em Marte

.

Este tipo de morfologia, que se observa num flanco de uma cratera em Marte, é bem conhecido aqui na Terra. Estes "ravinamentos ou abarrancamentos" são formados pela acção erosiva de um líquido, sendo que no caso da Terra é normalmente a água. Não se sabe se terá sido a água a moldar esta forma. Durante muitos anos os cientistas pensaram que Marte era um planeta seco e sem água. Hoje em dia este paradigma parece ter sido abalado e a questão da possível existência de água em Marte é uma das grandes questões em aberto da ciência.
.
Fonte: NASA
Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona

domingo, outubro 04, 2009

Mogwai - Stop Coming To My House

Projecto Limpar Portugal

.
"Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de 6000 voluntários.
.
Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
.
Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!
.
Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, http://www.limparportugal.org/, onde tem toda a informação de como o fazer.
.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema."
.
“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"
.
Fonte: Projecto Limpar Portugal

sábado, outubro 03, 2009

sexta-feira, outubro 02, 2009

"ARDI" - OLDEST HUMAN Ancestor EVER FOUND!!! 4.4 Millions Years Old

Eta Carinae

.

Eta Carinae é um sistema estelar localizado na constelação Carina (Quilha). É um sistema binário, ou seja, constituído por duas estrelas, uma das quais é uma estrela azul com luminosidade variável. Estas estrelas são hipergigantes, neste caso, com uma massa 120 vezes superior à do Sol e cerca de 5 milhões de vezes mais luminosa que este. Este tipo de estrelas caracteriza-se por ter longas e lentas variações de luminosidade, pontuadas por gigantescas e ocasionais explosões que provocam uma substancial perca da sua massa. São estas explosões que causam a nébula bipolar que é possível observar na imagem (do Hubble). Estas estrelas são as mais energéticas que se conhecem e são extremamente raras.
.
.
Curiosidades:
.
A Eta Carinae foi pela primeira vez catalogada por Edmond Halley em 1677.
.
A Eta Carinae chamou a atenção dos cientistas em 1843 quando a explosão (responsável por grande parte da nébula que se observa) atingiu a Terra. Esta explosão produziu quase tanta luz como uma supernova. É por isso considerada uma supernova impostora.
.
Mais aqui

Mogwai - Helicon 1