domingo, março 16, 2008

Sobre o Universo


O Universo é grande! É mesmo muito muito grande! Muito maior do que conseguimos imaginar. Podemos especular e dizer que ele é infinito, o que não faz sentido para as nossas cabeças. O que é uma coisa infinita? Também podemos chutar para canto e dizer que é finito mas ilimitado, um pouco como a superfície da Terra. É finita porque andando no mesmo sentido podemos voltar ao mesmo sitio, mas é ilimitada porque nunca chegaremos a uma gigantesca parede intransponível ou cairemos num buraco até ao centro da Terra. Se o espaço-tempo for curvo o Universo pode ser semelhante a uma superfície esférica mas a 4 dimensões. Na prática um espaço destes torna possível que se nos deslocarmos numa direcção possamos voltar ao mesmo sítio, um pouco como aqueles jogos de computador em que se formos em direcção ao limite esquerdo do ecrã, aparecemos e imediato no limite direito, mas no nosso caso o ecrã seria o nosso espaço tridimensional.

E se o Universo for finito e limitado? Isto faz ainda menos sentido. Estamos habituados a que sempre que uma coisa acabe tenha qualquer coisa do outro lado. E se o Universo tiver uma parede? Esta é a hipótese menos plausível. Qualquer das formas ser infinito ou finito e ilimitado não me conforta muito mais.
Estas são algumas das questões que me provocam extremo fascínio. Provavelmente nunca irei saber as respostas. No entanto é importante referir que as hipóteses levantadas são baseadas em teorias com bastante sucesso, como é o caso da relatividade geral de Einstein. E melhor, é até possível que num curto espaço de tempo observações do cosmos possam obrigar-nos a escolher uma destas hipóteses.

É preciso saber com precisão qual a densidade do Universo e qual a sua estrutura até às escalas mais pequenas. E depois cada vez que se faz uma pergunta surgem logo mais duas ou três. Para calcular a densidade do Universo temos de saber quanta massa existe. Ora, até agora a matéria comum apenas consegue explicar 5% da massa do Universo. Mas existem efeitos gravitacionais que apontam no sentido de haver outras coisas no nosso Universo que não fazemos ainda a mínima ideia do que sejam, entre as minhas preferidas estão a Matéria Negra e a Energia Negra, que já aqui abordei e a que irei voltar em "posts" futuros.

Algumas das respostas de fundo acerca do nosso Universo parecem estar no Horizonte, mas ainda temos de esclarecer algumas coisas primeiro, mas é assim que a ciência funciona. Já sabemos muito mais do que há uns poucos anos atrás. Sabemos que a Terra é redonda, sabemos que vivemos num sistema solar entre muitos, localizado numa galáxia entre muitas e que o espaço lá fora é enorme. E se existir um Multiverso no qual o nosso seria apenas mais um entre uma imensidão deles? Não me admirava nada!

32 comentários:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

Eu era daquelas crianças q tinha alguns acessos de desespero por ñ não perceber como é q as coisas não tinham fim, e por ñ encontrar ninguém q me explicasse. Com o passar do tempo habituei-me à minha condição de coisinha pequeníssima no meio disto tudo. As explicações devem existir por aí algures, e como alguns seres humanos têm uma necessidade astronómica de compreender as coisas, um dia agente chega lá ;)

Anónimo disse...

links.pt

Anónimo disse...

Agora fiquei pensando .. imagina se depois de tantos anos o homem (se é que ainda seria chamado assim) descobrisse uma parede que findasse o Universo? Que graça teria tudo isso aqui? É fantástico saber sobre essa imensidão que nos cerca! E mais fantástico ainda acreditar que ela seja infinita. Que mais e mais a gente possa inventar hipóteses, conceitos, cálculos, idéias sobre tudo isso sem que nenhuma grande e finita barreira desse de cara com nossas percepções.

Anónimo disse...

Oi evelyn,
sabes que há algumas teorias sobre a criação de universos virtuais onde pudesse surgir vida inteligente, e de como é q seria possível q essa vida inteligente tomasse consciência de q viveria num espaço limitado criado por outrem. A forma de perceber isso poderia ser pela identificação de variações no fluxo do tempo. enfim, acho q deve ser possível criar tantas teorias quantas estrelas há no universo... agora se isso é finito ou não... acho que ainda vai levar o seu tempo a descobrir ;)

Zurk disse...

Há de facto muitas hipóteses interessantes a considerar e avaliar, como a dos Multiversos, mas há algo que me intriga em relação ao que foi referido neste post sobre a questão do Universo ser finito ou infinito. O facto de se pressupor uma origem (Big Bang) e o facto de estar em expansão não conduz imediatamente à conclusão de finitude?

João Moedas Duarte disse...

Caro João,

Começo por confessar que não sou especialista na matéria. Não sou físico de formação e o pouco que tenho estudado é mais para satisfazer a curiosidade.

No entanto posso dissertar um pouco acerca do que tenho lido.

Nalguns modelos do Big Bang o facto de o Universo ser infinito implica que este tenha sempre sido infinito.

O que este modelo diz é que o nosso Universo local, aquele que conseguimos "ver", esteve concentrado num ponto de densidade infinita. Isto baseia-se entre outras coisas na observação do afastamento das Galáxias.

No entanto neste modelo o Universo podia ser na mesma infinito. O que o Modelo diz é que o "nosso Universo" estava concentrado nesse ponto de densidade infinita, mas haveria uma infinidade de pontos de densidade infinita que expandiram após o Big Bang.

Isto pode parecer extremamente contra-intuitivo. E é concerteza. O problema é que quando estamos a tratar de infinitos a nossa intuição de pouco serve.

Por exemplo, gosto sempre de dar o exemplo dos números. Sabemos que os números inteiros são infinitos (...,2,3,4,5,6..). Sabemos também que existem menos números pares que números inteiros (2,4,6). Mas existem também infinitos números pares. Assim, de alguma forma existem infinitos maiores do que outros. Isto pode ser um pouco ao lado do problema do Universo, mas também é um problema interessante.

De facto parece que mesmo que o nosso Universo estivesse concentrado nesse tal ponto de densidade infinita, o nosso Universo podia ser infinito à mesma, mas provavelmente teria densidade infinita em todo o lado. O infinito seria sempre infinito.

Existem alternativas. Uma delas é o Multiverso. Neste caso poderia ser o Multiverso que fosse infinito e os Universos finitos surgiam dentro dele. Esta hipótese tem o problema de provavelmente nunca poder vir a ser testada.

Outra hipótese é a dos Universo cíclicos (Big Bang-Big Crush). Em que o Universo diminui de densidade, expandido, mas a certa altura a expansão inverte e o Universo começa a comprimir até quase atingir uma densidade infinita, momento no qual volta a expandir. Na realidade isto podia acontecer e o Universo manter-se infinito. O que variaria era a sua densidade. Podemos pensar da forma de à pouco: o Universo local expande diminuindo a densidade, depois começa a comprimir aumentando brutalmente a densidade e a determinado ponto volta a expandir. Este ponto seria aquilo a que chamamos Big Bang.

Não sei se foi claro. O assunto é complicado, mas tenho muito gosto em discuti-lo.

Deixo aqui um link sobre o assunto:

http://www.astro.ucla.edu/~wright/infpoint.html

Cumprimentos

João Moedas

Anónimo disse...

e simplesmente incrivel saber que exstem outros mundos, nessa imensidão, mas o que mas me deixa arrepiado, e ter uma senção de que o universo esta como um todo, olhando para a terra.

Anónimo disse...

o universo esta incompreenssivel para muitos,mais nao se preocupe eu estou na terra e vou esclarecer a alguns que estao voando,o universo é sim infinito esta decisao foi tomada pelo meu pai para que ninguem conheça o fim
e tudo que esta nele é eterno como
ele mais pode se modificar constantemente ele os criou e levou dias mais enfim ele ordenou para que tudo se movimente e assim foi feito, hoje seus projetos estao por ai e por outros lugares do universo mais a distancia é tao grande que so um eterno pode chegar lá. pra se ter uma ideia uma oraçao feita por daniel "no antigo testamento" demorou 3 meses pra chegar no seu destino ela viajou a uma velocidade de 300 mil quilometro por segundo bom nao presiso falar mais nada se quiserem saber mais entre em contacto no email=benevaldo2@yahoo.com.br digite o assunto e a questao.

Anónimo disse...

vim de muito longe,,para aprender algo com vcs,,, dificil de dizer,,ja estamos no ano 2009,, indo para 2010,,e vcs aprederam oque,, destruir,, oque é saldavel,, digo que estou,, chocado nem um progreço,, ainda vivem no planeta terra,, são fracos,, distroem este planeta tão belo,, as gerações, que nascem,, rsrsrsrs,, uma pena ainda a tempo de salvar o planeta,, parem o que estão fazendo,, vivam em paz,, cultivem,, cuidem dos animais ,, ollhem a sua volta é rediculo,, façam alguma coisa.

yasmim disse...

nossa fiquei em precionada com td isso em

Anónimo disse...

nossa agora vi por que a gente tem que se interesa com a agua do munddo

ñ sei disse...

sou um menino de 10 anos e sei quase tudo sobre o assunto e vcs acreditando ou ñ vou falar sou + bom nisso q o professor as minha respostas sao 100% logicas e exatas fui o melhor do colegio nisso e segundo da sidade tirei medalha de ouro na VIII IX e X OBA
(olinpieda brasileira de arstronomia e astronaltica!!!!!!
e agora vto disputando a O.I.A (olinpieda internacional de astromia)

σύμπανκαιγνώση disse...

João,

Em algumas das hipóteses desenvolvidas pela NASA, chamou atenção uma: a que o universo seja paralelo a um outro universo semelhante, que é paralelo a outro universo paralelo a esse e assim sucessivamente.Quero saber se meu argumento compate com o seu. Responda por favor. Qualquer dúvida sobre o universo, pergunte.


atenciosamente, σύμπανκαιγνώση

Terra Que Gira disse...

Caro σύμπανκαιγνώση,

Penso que os universos paralelos são a base das teorias que envolvem um Multiverso. Nessas teorias, algumas delas derivadas dos mais recentes desenvolvimentos da teoria das cordas, consideram a existência de infinitos universos infinitos, sendo para isso necessário dimensões adicionais.

Quando consideramos um Multiverso os graus de possibilidades (especulativas) são enormes. Por isso penso que o descrevi em nada é incompativel com o seu modelo.

Os melhores cumprimentos
Joao Moedas Duarte

Anónimo disse...

acho que nenhum cientista,jamais vai sabe o tamanho do universo, pois tudo que podemos ver e real e oque nao podemos ver é espitual,o universo,e o avesso do avesso.

Anónimo disse...

o universo é infinito,tente pensar que depois daquela galaxia há´muito mas e assim sucessivamente,já assistiu homens preto estamos no armario do armario....

Anónimo disse...

Nao gostei dessa merda.Nao me ajudou! Faz um blog decente méuh!

Anónimo disse...

Se o universo é limitado,como saberemos ? Por que a maioria do universo ainda está por vir,mas pense numa coisa o universo aumenta cada vez mais e uma coisa que queremos saber é se podemos descobrir isso algum dia...Quem sabe tem um fina... quem sabem não.

Anónimo disse...

Eu digo que estou revoltado com essas perguntas e respostas :(.
E sei que a verdade será dita um dia.

Anónimo disse...

AuashuhushauhusahusahuahushauhsuahsuhuahsuahushauhsuahushuahsuahushaushduhasuhsuhushaushaushaushahsahsuahushaushuahdgdashuhsuhgsaufgashgfashhasuhsahashuashusahusuahushauhsuhaushuahsuahsuahsahshauhsuahsuahsuhasuhauhsuahsuahsuahsuhaushaushuayhdaufuyshfhsufuahgfuhsahashsahsuahsuahsuhauhshaushuahsuhsuahushauhsuahhsuahsuhauhsuahuaauashuashuasisauuashuahushauhsuahshuahushuahshasufhsuahahsuhsauhusahusauhsauhsauhsauhsauhsauhsauhdhsauhsuhsahuauhsauhsahusauhsahsauhashusahusauhsuhuhasuhsauhashusahusahusahuuhsuahshaushuahsuhaushauhsuahsuhahsuhashuahsuahsuhaushauhsuasuhhhshshshhshhshnhhhhhshshhshshshshuhsusuuuhshgaghahhsgshgahghusuhuhahsuhaushauhshuahushauhhsuahsuhsuhasuahsuasuhaushaushuahsuahsuasuahushauhuafakkkkkkvkmmvjausuuauujasauhshuahusahsuaKmjmcmnmvASAHSUAHUSHAUHUSHUSHAUHSUAHSUAHSHAUSHAUHSUAHSUAHSUAHSuAHUSHAUHAUSHAUHSA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sahushauhsusuhusahsuasuhsuahsuahsuahsuahushauhsuahsuahushauhsuahsuahsuhasuahushaushuahsuahsuhaushuahsuahshuashuahsua

Anónimo disse...

Tenso....

Anónimo disse...

Man quantas pessoas esdão visitando essa merdin q lol viados @!@!@@!@!@!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!@@@@@@@@@@@@@@@@@@!!!!!@!@!@!@@!@

Anónimo disse...

legal

marcelo de lima disse...

Foi ai Que se foi A cultura, A crença e a religiosidade... A iguinorancia tambem não seria uma benção... Se somos tão pequenos... com tanta coisas inesplicaveis... se o fim chegara pra todos... Por ser muito curioso nesse assunto... Me entristeço em saber que não viverei pra saber o fundamento de tudo... Nossa tudo é tão surpreendente nesse mundo gigante... Mas vivemos e mundos diferentes... do nosso próprio universo... cada um com suas contelacoes e galaxias e planetas e satelites.... Talvez funcionamos como o universo... tempos Bons Tempos ruins... Trasformaões e mudanças.... começo e Fim....

Anónimo disse...

Só para vcs terem uma idéia do tamanho do universo imaginem todos os grãos de areia de todas praias do planeta terra, e sabendo disso, mesmo assim existem mais estrelas no universo do que grãos de areias. Indo além, imaginem que boa parte dessas estrelas são maiores que nosso sol, algumas até 1800 vezes maior.

Alberto disse...

Sobre o universo, já houve um excesso de especulações. A que eu aprovo é do blog:"Olhando o Universo".

Anónimo disse...

Olha eu queria perguntar uma coisa! cada Galaxia tem uma função eu vi uma galaxia parecida como rocha e tinha uma energia dentro dela e tinha uns blocos de terra ao redor alguem me explica?

Anónimo disse...

Whatever Should Outlets do to support Them Get by Tough Forex trading
Conditions during 2011?

Also visit my web-site :: video convert to mp3

Anónimo disse...

As well as the Projector Rental Vendor Is The crucial To Achieving success

My website - lark

Anónimo disse...

See Choke Show Online With authorization - The simplest
way?

My website discrimination (share.umasd.org)

Anónimo disse...

Alabama's Hunt Mountain Parkway

Also visit my webpage electorate