sexta-feira, maio 01, 2009

Uma Vergonha!!!


Há coisas que não se percebem, principalmente quando não fazem sentido nenhum! Depois de anos de campanhas e investimento na educação ambiental. Depois de muitos de nós ter percebido que agredir o ambiente, como poluir um rio pondo em causa a qualidade de vida de milhares de pessoas, é tão grave ou mais grave ainda que agredir ou insultar uma pessoa. Depois de termos percebido que se continuarmos a consumir e a poluir do mesmo modo que o fazemos hoje vamos precisar de 3 planetas. Depois disto tudo o governo faz isto: "Proposta do Governo para reduzir multas ambientais"!



Esta última foto é do Rio Sizandro em Torres Vedras, a minha cidade natal. A geração dos meus pais tomou banho aqui. Eu pouco mais vi que uma água preta, opaca, cheia de ratazanas.. O rio é hoje, como muitos no país, um esgoto a céu aberto. E o que se fez nos últimos 20 anos? Nada! Absolutamente NADA! Penso que é mais do que altura de pensar onde queremos viver e o que queremos para o futuro, para um dia não termos de dizer aos nosso netos: antes tomávamos banho no oceano, quando este ainda era azul...

3 comentários:

Carlos Faria disse...

surpreendente? é porque não conhece a função das instituições oficiais de ambiente em portugal...

venerando matos disse...

obrigado por divulgar a situaçáo do Rio Sizandro.
Nos últimos anos houve algumas melhoras, mas ainda estamos muito longe dos tempos, que eu recordo,quando se pescavam enguias nesse rio, do pessoal da minha geração aprender a nadar no açude, ou de bebermos água de uma "fonte" limpida que nascia no meio do rio .
Um abraço
Venerando Matos

Anónimo disse...

é realmente um escandalo!! os politicos sao todos iguais, so kerem é tachos, roubar e viver à grande!!
vcs ainda votam???
pra kê? se ninguem votasse é k eles apanhavam um cagaço e talvez mudassem, agora assim..