sexta-feira, maio 30, 2008

Corvos fazem novos instrumentos quando necessário!

Os corvos conseguem fabricar novos instrumentos para ultrapassar dificuldades que lhes são colocadas sem ter de passar por um periodo de aprendizagem. Esta capacidade é apenas reconhecida nos humanos. Isto está muito próximo do que normalmente chamamos inteligência. Demonstra uma capacidade de detectar um problema, planear uma solução e resolver o problema de forma criativa num curto espaço de tempo. Serão os corvos de facto inteligentes?

Para saber mais ver este site:

http://users.ox.ac.uk/~kgroup/tools/introduction.shtml

quinta-feira, maio 29, 2008

Phoenix a descer


Este é uma imagem da descida da sonda Phoenix e do seu para-quedas tirada pela câmara HiRISE (Mars Reconnaissance Orbiter's High Resolution Imaging Science Experiment) da NASA. A cratera em fundo tem cerca de 10 quilómetros de diâmetro.

Fonte: daqui

segunda-feira, maio 26, 2008

Sonda Phoenix "aterra" em Marte


Depois de uma viagem de 10 meses e mais de 600 milhões de quilómetros percorridos a sonda Phoenix aterrou com sucesso ontem, dia 25 de Maio, em Marte. A Phoenix tem como principais objectivos: a) determinar se alguma vez houve vida em Marte, b) caracterizar o clima do planeta, c) caracterizar a geologia de Marte e d) preparar futuras explorações humanas.
.
A sonda aterrou na zona "árctica" de Marte onde se pensa que o solo se encontre permanentemente gelado (permafrost). A fotografia em cima revela um padrão morfológico típico deste tipo de ambiente geológico. O gelo ainda não foi detectado na superfície, no entanto a Phoenix tem instrumentos que vão permitir sondar o subsolo daquela área. Esperamos entusiasticamente por novidades!
.
Fonte: Nasa
Para saber mais AQUI

quinta-feira, maio 22, 2008

Emergência e formigas

Um destes dias quando ia a chegar ao meu local de trabalho deparei-me com pequeno monte de areia no pavimento junto à entrada. Todos os dias esse monte ia crescendo até que acabaram por se formar três picos com cerca de 5 cm de altura. Eram quilos e quilos de areia que iam brotando do chão por entre as junções dos mosaicos. Um olhar mais atento revelou uns pequenos buraquinhos nos montes de areia por onde saíam umas pequenas formigas. Umas saíam dos buracos com grãos de areia às costas e colocavam no monte enquanto outras entravam com pequenos fragmentos de matéria vegetal que se fora acumulando ali a uns 5 metros durante estes dias ventosos de primavera em que as árvores começam a libertar todo o tipo de coisas que me fazem alergia.
.
Pensei, como é que estas formigas sabem o que têm de fazer? Como é que se organizam tantos seres? Será que têm uma reunião de manhã e dizem: “tu vais buscar pólenes, enquanto tu e tu vão abrir espaço no extremo Oeste do formigueiro e levam a areia lá para fora para o monte da esquerda”. Que tipo de leis regem este comportamento? Será que existe um qualquer tipo de consciência colectiva? Será que as formigas se comportam como partes de um grande organismo à semelhança das células do nosso corpo, que sabem exactamente o que têm de fazer? Deve haver uma lei que rege este comportamento. Complexa é certo, mas deve haver!
.
Depois fez-se uma luz na minha cabeça. Aquilo era um fenómeno de Emergência. É claro que estava influenciado pelo livro que ando a ler chamado “Um Universo Diferente – Reinventar a física na era da Emergência”. Aí Robert Laughlin, prémio Nobel da Física em 1998, define Emergência como uma estrutura organizacional complexa que cresce de regras simples.
.
No caso das formigas, apesar de serem constituídas por átomos cujo o comportamento obedece às regras da mecânica quântica, que por sua vez forma moléculas e células que se regem pelas regras da física e da química, as formigas são organismos vivos complexos e têm comportamentos e interacções “sociais” complexas que não podem ser derivadas directamente das leis químicas e físicas subjacentes. Têm de haver outras leis de macroescala que expliquem estes fenómenos organizacionais das formigas, de alguma forma desacoplados das leis microscópicas. É como se o todo fosse muito maior e muito mais complexo que a soma das partes, e é! Isto é contrário à visão “reducionista” que afirma que se compreendermos as leis microscópicas (as partes) podemos deduzir as leis que regem o mundo macroscópico como um organismo vivo (o todo).
.
É brutal como padrões complexos podem surgir de interacções relativamente simples. O mundo está cheio de estruturas emergentes. Os fenómenos atmosféricos, os furacões, os tornados. A cor e a temperatura por exemplo. As partículas elementares não têm cor nem temperatura, apenas quando estas se associam em grandes conjuntos de átomos é que estas propriedades emergem. Quanto às formigas, estas não obedecem a ordem directas da rainha, mas reagem a estímulos químicos deixados por larvas, outras formigas, comida, etc, e deixam para trás outros químicos para que outras possam seguir. É impressionante como estruturas tão complexas como as colónias de formigas se geram a partir reacções químicas relativamente simples. Terminaria dizendo que a compreensão dos fenómenos de emergência é sem duvida um dos grandes desafios da ciência deste novo século. A acompanhar nos próximos episódios...
.
.
Para saber mais de Emergência

terça-feira, maio 20, 2008

Carl Sagan - Pale Blue Dot: On The Turning Away

O que é que eu posso dizer. Está lá tudo! Talvez um obrigado ao Carl Sagan pela inspiração..

sexta-feira, maio 16, 2008

Laser - Parabéns a você...


Faz hoje anos que o Laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) foi pela primeira vez operado pelo homem. Foi Theodore Maiman que executou a proeza em 1960 no Hughes Research Laboratory na Califórnia. Esta tecnologia é hoje amplamente usada em diversas áreas da investigação científica, industria e medicina.


Ver mais sobre o Lazer aqui

quinta-feira, maio 15, 2008

G1.9+0.3: a Supernova mais recente que foi descoberta, aqui na nossa Galáxia


Foram encontrados os restos mais recentes da explosão de uma estrela - uma Supernova - aqui, na nossa Via Láctea. A explosão ter-se-á dado em 1868, tendo permanecido por detrás de uma nuvem de gás. Usando o VLA (Very Large Array) e o Chandra X-Ray Observato da NASA um grupo de cientistas encontrou a G1.9+0.3 (à esquerda na imagem). Fonte: aqui; Site do Chandra aqui
A imagem do lado direito, um pouco da Via Láctea, é impressionante. Aquilo que parece uma nuvem de poeira é de facto uma brutalidade de estrelas...

terça-feira, maio 13, 2008

Parabéns à Terra


A Terra atingiu as 100000 visitas! É muito positivo e extremamente gratificante saber que existem tantas pessoas interessadas na divulgação científica :)Este planeta é maravilhoso mas desejamos que todos os dias a possamos tornar um lugar melhor.
Crédito da imagem: Tetra Images/Corbis

sábado, maio 10, 2008

quinta-feira, maio 08, 2008

Vulcão Chaitén



O Vulcão Chaitén, localizado no sul do Chile, entrou em erupção no passado dia 2 de Maio, após 9000 anos de silêncio. A pluma de cinzas elevou-se nos céus cerca de 15 quilómetros. A imagem de cima foi tirada durante uma noite de tempestade nos últimos dias (Crédito da foto - UPI, Carlos Gutierrez).





Fontes: daqui e daqui

Estamos todos ali!


Toda a Cultura, todas os seres que conhecemos, toda a História... toda a música e monumentos... todas as guerras, países e religiões... Aconteceu tudo ali naquele minúsculo ponto!
Esta foto foi tirada pela nave espacial Voyager 1 da NASA a 14 de Fevereiro de 1990 (não me lembro bem o que estava a fazer nesse dia) quando esta se encontrava a 6,4 Milhares de Milhões de quilómetros da Terra.