domingo, setembro 30, 2007
Amnistia Internacional
por João Moedas Duarte às 11:54 50 comentários Labels: Mundo
Petição pela Birmânia (Myanmar)
A violação dos direitos humanos em Myanmar é vasta e constante. Podemos identificar:
· Leis que criminalizam o direito e liberdade de expressão política. No final de 2006, grande parte dos jovens opositores ao regime foram presos ou administrativamente detidos, e mais de 1160 prisioneiros políticos foram mantidos em prisões de más condições;
· As pessoas são frequentemente detidas sem aviso e isoladas, não tendo direito a qualquer tipo de contacto com o exterior;
· A tortura e outros tipos cruéis e desumanos de maus-tratos são comuns especialmente durante o período pré-detenção e durante os interrogatórios;
· Procedimentos judiciais contra prisioneiros políticos estão longe de garantir os padrões internacionais de justiça;
· É frequentemente negado aos acusados o direito à defesa e são conseguidas confissões dos advogados de acusação através de actos de tortura." (Amnistia Internacional)
Mais informações no site da Amnistia Internacional
por João Moedas Duarte às 11:42 1 comentários Labels: Mundo
quarta-feira, setembro 26, 2007
Canais em Marte
Estes canais apresentam um padrão morfológico típico da acção erosiva da água.
Para ler mais, por exemplo aqui
por João Moedas Duarte às 16:09 7 comentários Labels: Geologia Planetária, Marte
quarta-feira, setembro 19, 2007
Ciência na Rua em Estremoz - 29 e 30 de Setembro
Mais informações aqui e o programa detalhado aqui.
por Rui M às 16:51 0 comentários
terça-feira, setembro 18, 2007
Caldeiras
Lagoa da caldeira do Fogo, São Miguel, Açores.
Esse esvaziamento vai tornar o edifício vulcânico graviticamente instável e promover a formação de uma falha em anel por cima da câmara magmática, em cujo o interior se vai dar o colapso. Essa falha pode continuar a condicionar a actividade vulcânica pós colapso, controlando os locais onde ocorre nova actividade e manifestações de vulcanismo secundário (fumarolas, etc).
Nos Açores podem observar-se várias caldeiras, de diferentes idades e em diferentes estádios de evolução. As de São Miguel, mais antigas, encontram-se mais erodidas, preenchidas com lagos e com abundantes testemunhos de actividade posterior (pequenos cones e por vezes até fumarolas, como nas Furnas), enquanto que a do Faial, mais recente, não possui ainda lago e tem as paredes ainda muito inclinadas.
Para mais informação sobre a geologia dos Açores e em especial do Faial, recomenda-se o blog do Geocrusoe.
Lagoa da Caldeira das Furnas, São Miguel, Açores.
Caldeira das Sete Cidades, São Miguel, Açores.
Caldeira Velha, Faial, Açores.
Esquema simplificado de um dos mecanismos para a formação de uma caldeira.
por Rui M às 13:48 3 comentários Labels: Açores, vulcanismo
Cursos do MIT online
por João Moedas Duarte às 12:33 0 comentários
quarta-feira, setembro 12, 2007
Saturno e companhia..
A Nasa não pára de me surpreender. Aqui estão mais uma magníficas imagens de outros mundos. Foram obtidas pela Cassini.
Saturno, Titan (esquerda) e Enceladus
por João Moedas Duarte às 17:31 3 comentários Labels: Geologia Planetária
Adivinhem quem voltou
O confronto Evolução versus Criacionismo vai conhecer mais um round, desta vez tendo lugar na Culturgest de 8 a 12 de Outubro. Fica o programa e os links.
Segunda 8
História das relações entre criacionismo e evolucionismo
por Teresa Avelar (Universidade Lusófona)
Terça 9
Muitos criacionismos e a efervescência actual do Criacionismo Científico
por Gonçalo Jesus e Augusta Gaspar (Universidade Lusófona)
Quarta 10
Alguns Erros do Criacionismo Científico Explicados e Corrigidos
por Frederico Almada (Universidade Lusófona) e Octávio Mateus (Museu da Lourinhã)
Quinta 11
O que nos ensinaram duas décadas de evolução experimental em Drosophila?
por Margarida Matos (Universidade de Lisboa)
Sexta 12
Uma história evolutiva da Ética humana
por Augusta Gaspar (Universidade Lusófona)
Mais informações aqui.
Via Viridarium.
por Rui M às 10:16 4 comentários Labels: Criacionismo
sexta-feira, setembro 07, 2007
Porque pode ser tarde
Em oposição à capacidade de adquirir conhecimento, o homem tem-se mostrado muito pouco eficaz na utilização do mesmo, especialmente quando não é do interesse dos grandes grupos empresariais ou porque não interessa a determinados grupos políticos. Os cientistas não têm conseguido passar a mensagem, com culpas de todos os lados. Tem melhorado mas também não chega.
Um exemplo desta falta de eficácia tem sido a forma como o Aquecimento Global tem sido tratado. Apesar de o assunto andar a ser debatido à já alguns anos, só recentemente passou a ser moda. Mas o facto de ser moda tem um problema. As modas passam. E na realidade pouco mais tem sido feito do que algumas reuniões a delinear objectivos baseados em muitos estudos, grande parte deles manipulados pelos ditos grupos para quem Aquecimento Global não é sinónimo de dinheiro ou de mais uns votos.
São precisos mais estudos para compreender melhor qual é de facto a situação do Planeta e da forma como este vai “reagir”. No entanto aqui mais do que em qualquer outro assunto deve ser aplicado o Principio da Precaução, que diz mais ou menos isto: “Quando houver ameaça de danos graves ou irreversíveis, a ausência de certeza científica absoluta não será utilizada como razão para o adiamento de medidas economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental”.
Li ontem numa notícia do Público que o Árctico pode ficar sem gelo já em 2030. Não é daqui a mil anos, nem é daqui a 100 anos, é daqui a pouco mais de 20. As consequências podem ser brutais. A corrente do Golfo irá ser destabilizada e isso poderá ter consequências nefastas globais.
O problema é que esta notícia deixou de ser notícia. O assunto já não é novo e praticamente todos os meses a notícia repete-se nos jornais porque mais um grupo de cientistas veio defender esta previsão.
É portanto imperativo que se tomem medidas urgentes, aplicando o Principio da Precaução. E podem ter a certeza que não é poupando um bocadinho de electricidade em casa que vamos resolver o problema. As medidas têm de ser tomadas conjuntamente a nível global por quem tem o poder e cabe a nós pressionar essas pessoas ou instituições. Temos de exigir aos nossos políticos medidas claras e efectivas e não o blá blá blá do costume.
Já temos o conhecimento necessário para detectar problemas deste tipo e resolve-los. A inércia é enorme, mas à que agir.
O Planeta, esse, irá adaptar-se, mesmo que as consequências sejam negativas para a nossa espécie e para as milhares de espécies que gentilmente temos vindo a extinguir.
por João Moedas Duarte às 09:42 5 comentários Labels: alterações climáticas, aquecimento global
quarta-feira, setembro 05, 2007
Porque é que o céu é azul?
Esta é uma pergunta que provavelmente já todos fizemos, nem que tenha sido a nós próprios. Porque é que de noite não vemos um céu azul, pelo contrário este parece ser transparente permitindo nas noites de céu limpo uma magnífica visão duma parte da Via Láctea?
A luz branca do Sol é na realidade uma mistura de todas as cores do arco-íris. Este facto foi demonstrado por Isaac Newton, que usou um prisma de vidro para separar as diferentes cores que formam o conhecido espectro de luz visível. As diferentes cores de luz são caracterizados pelo seu comprimento de onda. A parte visível do espectro estende-se desde o vermelho, com um comprimento de onda de cerca de 720 nm (nanómetros) até ao violeta, com cerca de 380 nm, com o laranja, amarelo, verde, azul e ingido pelo meio.
Um pequeno paradoxo?
por João Moedas Duarte às 15:01 28 comentários Labels: física
terça-feira, setembro 04, 2007
Algumas notícias pela net
NASA detecta vapor de água num sistema planetário em formação
Volcanoes Key To Earth's Oxygen Atmosphere
Looking For Life In And Under Antarctic Ice
A Hidden Twist In The Black Hole Information Paradox
Change from arid to wet climate in Africa had significant effect on early human evolution
Stellar firework in a whirlwind
por João Moedas Duarte às 09:57 0 comentários Labels: Notícias