por João Moedas Duarte às 13:08 12 comentários
quarta-feira, julho 04, 2012
Bosão de Higgs: parece que o encontraram!
Parece que finalmente podemos dizer que o Bosão de Higgs lá apareceu para os lados dos Alpes Suiços (mais precisamente no CERN). Aparentemente o nível de fiabilidade da descoberta é de 4.9 sigma, muito perto dos desejados 5 sigma. Citando esta notícia do jornal Público: "com um sinal de 5 sigma, a probabilidade de as observações serem o fruto do acaso e não corresponderem à produção de uma partícula é de apenas 0,00005733%, o que equivale a dizer que há uma hipótese em 1.744.278 de os cientistas estarem enganados ao afirmar que estão de facto a observar uma partícula nova." O que é bastante bom! Mas afinal o que é esse Bosão de Higgs, também conhecido como a Partícula de Deus? Vamos a isso..
O Bosão de Higgs é uma partícula elementar predita pelo Modelo Padrão. E o que é o Modelo Padrão?
O Modelo Padrão (da física de
partículas) é uma teoria que descreve de uma forma unificada três das quatro
interacções elementares (força fraca, forte e electromagnética) e as suas
partículas elementares associadas (quarks, fotões, neutrinos, bosões, etc..).
Apesar do Modelo Padrão ser uma das mais robustas teorias de sempre, não é uma
teoria completa. Falha ao não incorporar a gravidade (a quarta força em falta).
É por isso que muita gente anda à procura da Teoria da Grande Unificação, que não é mais que a
procura de uma teoria que permita descrever as quatro forças com base num único
formalismo teórico. Mas esta é uma outra história...
Acontece que mesmo o Modelo Padrão
não estava completo. Faltava encontrar o Bosão de Higgs, que era predito por
esta teoria e é provavelmente a sua chave.
Tudo começou
quando Peter Higgs (Físico do CERN) teorizou que as
partículas não têm massa intrínseca, incluindo as que nos constituiem. Dito de outra forma, a massa das
partículas é apenas um efeito secundário. De quê? Da interacção das partículas (e nós) com um quinto campo de forças (para além daqueles quatro ali de cima), campo
este que se denomina, muito originalmente, Campo de Higgs.
Pensa-se que o Campo de Higgs,
até agora desconhecido, permeia todo o Universo e é o responsável pelas
partículas terem (ou algumas não terem de todo) a massa que têm. Se pensarem
uns segundos irão perceber que sem um mecanismo como este não há nenhuma razão
para as partículas terem a massa que têm. A não ser porque sim! Ou porque Deus
as fez assim! Ahh pronto, é daqui que vem a Partícula de Deus!!
Conclusão, no fundo e de uma forma
elementar nós não temos "peso" (para ser exacto não temos massa).
Aqueles números na balança são virtuais (que reconfortante) e o responsável é
esse tal Campo de Higgs e o seu bosão... Seja bem aparecido.
por João Moedas Duarte às 09:30 1 comentários
terça-feira, julho 03, 2012
Exoplanet Atmosphere Blasted by Stellar Flare
This video is public domain and can be downloaded at:
por João Moedas Duarte às 07:07 1 comentários Labels: Astronomia, Estrelas, exoplanetas
sábado, abril 14, 2012
Desemprego Jovem, Capitalismo, Jesus e outras coisas..
A revista Time desta semana tráz um artigo interessante chamado “The Jobless Generation”. Seria um excelente artigo se não estivéssemos a falar de uma bomba relógio. Vamos a factos. A taxa de desemprego na Grécia e em Espanha situa-se entre os 21 .0% e os 23.6%. A taxa de desemprego jovem (jovens desempregados com menos de 25 anos) está neste momento entre os 50.5% e os 51.1%, e a subir a um ritmo dramático. Podia-se pensar, como alguns seres inteligentes se atreveram a pensar, que a solução é a exportação de jovens. O problema é que não dá. Países como o Reino Unido e a Suécia, que têm taxas de desemprego geral abaixo de 10% já estão com uma taxa de desemprego jovem a roçar os 25%, e a subir. Com o desemprego jovem a alastrar desta forma por todo o mundo ocidental daqui a um par de anos vamos mandar os jovens para onde? Para a Lua? Para Marte? Talvez se descubra um “wormhole” para exportar jovens para uma outra Galáxia na qual os seres inteligentes sejam verdadeiramente inteligentes. Talvez aí os empregos cosmológicos abundem.
E como estão os magníficos crânios eleitos pelo povo a gerir a situação. Ignoram! Há uma urgência maior: salvar a divina Economia. Agradar os “mercados”. Dito por outras palavras: salvar o capitalismo selvagem que se apoderou das sociedades ocidentais nos últimos anos. Ora pelo que se está a ver não está a resultar. E aqui ficam umas questões. Será que este sistema é de facto o melhor? Será que este capitalismo que levou uma facada mortal em 2008 ainda pode ser ressuscitado? Vamos assumir que sim. Pelo que se está a ver, tal coisa pode demorar vários anos. Era 2013, depois 2014 e agora 2015 que aparentemente é o ano imediatamente a seguir a 2014. A julgar pela coerência intelectual das pessoas em causa imagino que seja lá para 2020. E que seja. Ok! Em 2020 invertemos a trajetória deste magnífico trambolhão. Quanto tempo vai demorar até que a coisa volte ao ponto em que estava antes do início da crise? Num cenário otimista provavelmente uma meia dúzia de anos. E o que vamos fazer a esta geração até lá? Atualmente, de acordo com Organização Internacional do Trabalho o número total de jovens desempregados abaixo dos 25 anos é de 75 Milhões! A este ritmo qual será o número no final da crise? Será este um preço justo a pagar para salvar essa entidade abstracta chamada “Economia”? Será este um preço justo a pagar para salvar os bancos dos amigos? Estamos a falar de pessoas e não de iates e apartamentos nos Algarve. Posso estar enganado mas isto parece-me uma bomba relógio! E é bom lembrar que as revoluções são geralmente desencadeadas por pessoas desta camada etária. Uma sociedade que abandona os seus jovens é uma sociedade doente, senil e estúpida.
Nos últimos dias fui bombardeado na minha parede do Facebook com imagens de Jesus cheias de corações e mensagens de paz, amor e esperança. Excelente. Nada a dizer. É um efeito positivo de 2000 anos de romantização e distorção histórica. Ao contrário do que alguns dos meu amigos pensam, eu sou um crente. Creio em Jesus, o homem. Jesus foi acima de tudo um revolucionário pacífico. Um homem que se atreveu a desafiar a autoridade instituída que dominava o mundo civilizado do seu tempo. Desafiou o poder económico da altura, pregou uma mensagem de igualdade e justiça. O homem estava de novo ao serviço do homem. Foi essa a grande mensagem de Jesus. Fê-lo de forma pacífica e exemplar, e morreu a defender as suas convicções. Aliás, como muitos monges Tibetanos têm feito nos últimos meses (coisa que não me aparece no Facebook) e como recentemente um reformado fez ao dar um tiro na cabeça em frente ao parlamento grego.
Os jovens de hoje sentem-se abandonados por um sistema que lhes prometeu o que agora lhes é negado. O Capitalismo foi exímio a garantir uma excelente qualidade de vida a uma geração mas falhou redondamente na geração seguinte. Não tenho soluções milagrosas e não acredito em milagres. No entanto, parece-me claro que estamos no caminho errado. Uma sociedade que abandona os seus jovens é uma sociedade condenada ao fracasso, onde as palavras paz, amor e esperança se tornam vazias. Um perfeito suicídio.
João Duarte
13 de Abril de 2012
Melbourne, Austrália
Nota: Com este post quebrei a regra de evitar discutir política neste blogue, mas a estupidez, desonestidade intelectual e principalmente a falta de ética e de coragem dos nossos governantes (a nível nacional e internacional) está a atingir um nível tão elevado que valores mais altos se levantam. Estamos dormentes mas não estamos mortos. Os jovens não são o problema, são a solução..
por João Moedas Duarte às 04:07 3 comentários Labels: Mundo
terça-feira, janeiro 03, 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)