terça-feira, setembro 18, 2007

Caldeiras

Lagoa da caldeira do Fogo, São Miguel, Açores.

Uma caldeira é uma depressão de forma mais ou menos circular de origem vulcânica limitada geralmente por paredes muito inclinadas, formada na sequência do colapso ou subsidância parcial do edifício vulcânico após os esvaziamento parcial da câmara magmática que o alimenta, geralmente ocorrido durante uma grande erupção.
Esse esvaziamento vai tornar o edifício vulcânico graviticamente instável e promover a formação de uma falha em anel por cima da câmara magmática, em cujo o interior se vai dar o colapso. Essa falha pode continuar a condicionar a actividade vulcânica pós colapso, controlando os locais onde ocorre nova actividade e manifestações de vulcanismo secundário (fumarolas, etc).
Nos Açores podem observar-se várias caldeiras, de diferentes idades e em diferentes estádios de evolução. As de São Miguel, mais antigas, encontram-se mais erodidas, preenchidas com lagos e com abundantes testemunhos de actividade posterior (pequenos cones e por vezes até fumarolas, como nas Furnas), enquanto que a do Faial, mais recente, não possui ainda lago e tem as paredes ainda muito inclinadas.
Para mais informação sobre a geologia dos Açores e em especial do Faial, recomenda-se o blog do Geocrusoe.


Lagoa da Caldeira das Furnas, São Miguel, Açores.


Caldeira das Sete Cidades, São Miguel, Açores.

Caldeira Velha, Faial, Açores.

Esquema simplificado de um dos mecanismos para a formação de uma caldeira.

3 comentários:

Carlos Faria disse...

Obrigado pela recomendação, as fotos são muito boas e a explicação está clara.A divulgação da geologia (em primeiro lugar do Faial por cá viver) é um dos objectivos do meu blog. Quando considerar importante também farei indicações para este blog.

avelaneiraflorida disse...

Que fotos lindas!!!!
Os Açores dos meus sonhos!!!!

DeIxam-me rapinar???? deixam????

Fermusita disse...

Boa tarde! Sou estudante de geologia, e estou a estudar a área de fanhões, vi que tinha algumas fotografias de disjunções prismaticas da zona, será que podia dar mais informação sobre a área?