quinta-feira, janeiro 12, 2006

A Terra vista do espaço

Um blog sobre o Planeta Azul não poderia deixar de recordar a existência dos dois softwares que melhor a retratam (literalmente): o Google Earth e o NASA Worldwind.

O primeiro é mais uma iniciativa do Google, que na sua demanda para catalogar e tornar acessível tudo o que existe, decidiu lançar um programa que disponibiliza imagens de satélite de todo o planeta assim como as principais localidades e estradas de cada região e até a localização de epicentros de sismos, aparelhos vulcânicos. Nos Estados Unidos é ainda possível saber onde fica a caixa multibanco, o restaurante, aeroporto, bar, centro comercial ou o hotel mais próximo.
A resolução das imagens é variável, existindo zonas onde é possível distinguir carros na rua (normalmente as zonas mais habitadas) e outras onde um quarteirão de uma cidade ocupa pouco mais que um pixel. Há também a possibilidade de visualizar o terreno a 3D, com resultados bastante espectaculares em zonas onde a resolução das imagens é mais alta.

O Worldwind é uma iniciativa da NASA e foi o primeiro deste género de programas. Disponibiliza imagens do satélite LANDSAT 7 para todo o mundo e os ortofotomapas da USGS para o território Americano. Apesar de ser menos versátil e não permitir resoluções tão altas como o Google Earth fora dos Estados Unidos, o Worldwind apresenta uma cobertura muito mais homogénea do globo, incluindo ilhas remotas e zonas pouco povoadas e uma ferramenta que permite a visualização de fenomenos naturais recentes na superfície terrestre (erupções vulcânicas, tempestades de areia, incêndios, furacões, a sombra de eclipses, etc).

Ambos os programas não se esgotam nas caracteristicas enumeradas acima e são ferramentas extremamente úteis para as Ciências da Terra e não só. Para além de disponibilizarem as sempre úteis imagens da área em estudo, podem até permitir a selecção de novas zonas de interesse ou simplesmente uma espreitadela virtual a sitios onde sempre quisemos ir mas ainda não tivemos essa oportunidade.


Worldwind: tempestade de areia ao largo das Canarias


Worldwind: Mount Saint Hellen


Worldwind: Monte Fugi


Worldwind: Estrutura de Richat, Mauritânia


Google Earth: Himalaias


Google Earth: Baixa de Lisboa


Google Earth: Vale do Zêzere, Serra da Estrela


PS: O autor não se responsabiliza por uma eventual descida da productividade no trabalho devido ao uso destes programas.

Sem comentários: