sábado, janeiro 31, 2009

Sol





Crédito das imagens: 1- Swedish 1-m Solar Telescope (SST) operated by the Royal Swedish Academy of Sciences, Oddbjorn Engvold, Jun Elin Wiik, Luc Rouppe van der Voort, Oslo; 2- Dan Seaton, Dick Shine, 3- NASA/TRACE; SOHO/EIT consortium.
Fonte: Daqui

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Skewed views of science

Vi isto no ktreta. Muito bom!

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Dois livros para 2009

A Última Aula, de Randy Pausch
Editorial Presença



.
"Quando Randy Pausch, professor de Ciência Computacional na Carnegie Mellon University, apresentou a sua própria Última Aula, tinha 46 anos e um gravíssimo cancro do pâncreas. Por isso não lhe foi necessário fazer um grande esforço para se imaginar na situação. Randy Pausch estava decidido a viver da melhor maneira o tempo que lhe restava e considerou que aquela oportunidade podia ser única para deixar aos filhos de tenra idade uma imagem positiva do homem que ele profundamente é. Então, em Setembro de 2007, apresentou a palestra que intitulou: «Conquistar os nossos sonhos de infância». A Última Aula de Pausch transmite uma contagiante energia, inteligência e sentido de humor. Foi na realidade uma lição de Vida que está a ser, agora em livro, e permanecerá, uma fonte de inspiração para milhões de pessoas."
.
Fonte: http://www.presenca.pt/catalogo_ficha_livro.asp?livro=4323
.
.

.
Equação Bogdanov, de Lubos Motl
Esfera do Caos


.
"Mas afinal, o que é a «equação Bogdanov»? Será que, tal como a célebre equação de Einstein, representa uma chave, com a qual conseguiremos por fim descodificar os mais profundos segredos do Uni­verso? Entre 2001 e 2003, os irmãos Bogdanov publicaram sete artigos sobre a origem do Universo nalgumas das melhores revistas de Física Teórica ― nomeadamente, a Annals of Physics e a Classical and Quantum Gravity. Quase de imediato, desencadeou-se uma tempestade na comunidade científica, com polémicas intensas e discussões fervorosas entre físicos e jornalis­tas no mundo inteiro. O New York Times, em 9 de Novembro de 2002 e na primeira página, tomando como referência as ideias profundamente inovadoras e desconcertantes dos Bogdanov, interrogava-se: «São a) génios ou b) farsantes?».
No essencial, a questão colocada por Igor e Grichka Bogdanov foi a seguinte: existiria «alguma coisa» antes do Big Bang?"
.
Fonte: http://www.esferadocaos.pt/catalogo_detalhe_esfera_ciencias67.html